Círculo Bíblico – 79

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 79 EM PDF


Lc. 4, 21-30 ( ANO C) – encontro dia 24/01/2022

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela. UMA MASCARA PARA DOAR A CADA PARTICIPANTE DO ENCONTRO. Assim, vamos nos olhar nos olhos.

2- ACOLHIDA: A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto: A TI MEU DEUS.

5- BUSCANDO O TEXTO: Lucas 6,39-45 Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade.

6- COMPREENDER O TEXTO: Hoje o textos nos querem mostrar a quem devemos imitar para conseguir viver as
bem aventuranças e amar os inimigos. Jesus é o Mestre! Ele nos ensina que devemos imitá-Lo. É Nele que vamos
buscar a coragem para viver o seu estilo de vida. Não podemos deixar-nos guiar como cegos. Temos o Mestre Divino, ele está aí. Nas Sagradas Escrituras, aprendemos como vamos imitá-Lo.

O Evangelho, hoje nos fala que os olhos são o espelho do seu coração, são a luz do corpo,(Mt.6,22), quando a pessoa está feliz, ou doente, ou triste, expressa em seus olhos o que sente, sem falar nós podemos perguntar o que está sentindo. Quando uma pessoa está mal, e não é sincera em sua fala ela, nunca olha fixa seu olhar, porque não quer ser descoberta. Nos perguntemos! Como olhamos as pessoas? Como elas nos olham? Senhor, dá-nos um olhar de luz para transmitirmos vossa luz a todas as pessoas!

Agora vamos refletir a boca; “A boca fala do que o coração está cheio”, assim diz o Evangelho, A língua, este
pequeno órgão, tem o dom de destruir os demais, mas pode até fazer milagre, coisas extraordinárias falar maravilhosas! Quando estamos zangados, podemos não falar nada, mas basta que uma pessoa nos fale e expressamos tudo o que está no nosso coração: raiva, alegria, tristeza, preocupações. Tiremos coisas boas do bom tesouro de nosso coração. Falemos só para construir, para plantar a boa semente e nossa árvore espiritual produzirá bons frutos, mas na raiz dessa árvore tem que estar o Bom Mestre que nos imitamos. Jesus Cristo, nosso Senhor.

Pretender tirar o cisco que tem o irmão, a irmã, e sentir-se poderoso, superior aos outros, não são os ensinamentos de Jesus! Não pretenda corrigir seu irmão com prepotência e autoridade, fale pouco dos demais e no pouco que falar faça falando o bem. Não corrigir aos demais na presença de pessoas. Se você fala mal de seu esposo ou de sua esposa, de seus filhos, da sua nora, enfim fala mal de você, porque são seus. Você pode ser um cego espiritual que não vê Deus, que está perto de você. Encha seu coração de coisas boas, tire dele o tesouro da Palavra de Deus, ponha em prática a Palavra e diga: Senhor me ajude! Quero ser teu seguidor e te dar o meu coração, quero sentir o calor de tuas mãos!

7- MISSÃO DA SEMANA: procure enxergar, nessa semana, as qualidades de seu esposo, esposa, filhos, colegas. Escreva as que essas pessoas tem e use sua língua para louvar Deus por isso. Não vou lembrar o cisco que irmão tem no seu olho. Vou evidenciar as qualidade das pessoas e falar bem delas.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO: SALMO 15: “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo Monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar; que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo; que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor; que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado”.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS