Círculo Bíblico – 76

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 76 EM PDF

Lc. 4, 21-30 ( ANO C) – encontro dia 24/01/2022

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, escreva com letras legíveis: “NENHUM PROFETA E BEM RECEBIDO EM SUA PATRIA”

2- ACOLHIDA: A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto

5- BUSCANDO O TEXTO: Lucas 4,21-30 Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Lucas 4,21-30. Lucas neste texto quer nos mostrar as razões da rejeição de Jesus por seu povo.

O primeiro é a rejeição da pessoa de Jesus “NÃO É ESTE O FILHO DE JOSÉ”? Ou seja, eles já conhecem esse homem, sabem quem ele é, por isso não pode ser que ele mesmo se considere Filho de Deus. As mentes e os corações das pessoas estão apenas vendo Jesus como mais um entre eles.

A segunda rejeição é que eles querem ver milagres, eles pedem sinais extraordinários, assim como os milagres realizados em Cafarnaum. O diabo também pediu milagres para transformar essas pedras em pão: “Se você é Filho de Deus…” a mesma atitude agora, eles querem verificar se Deus está presente em Jesus, e já que ele não faz os milagres que eles querem ver, então eles o rejeitam.

Lucas agora nos apresenta a Elia e Eliseu, os profetas que não encontraram fé em seu povo e, portanto, ofereceram ajuda à viúva de Sarepta e a Naamã, o Sírio.

“Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.

VAMOS COMPARTILHAR:

Nossa fé em quem tem a sua base?

Queremos firmar nossa fé em milagres extraordinários?

Por que queremos pedir milagres e se eles não forem concedidos nos afastamos da fé e da Igreja?

Por que temos medo de proclamar nossa fé em nossa família e falar sobre Deus?

7- MISSÃO DA SEMANA: Com fé esta semana vou enfrentar as dificultardes e desânimo.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO:

Guiai-nos, com o vosso Espirito, para sermos fiéis à nossa vocação batismal de sacerdote, profetas e reis, anunciando as maravilhas do vosso amor e denunciando as injustiças e mortes do mundo. Amém

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.