Círculo Bíblico – 75

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 75 EM PDF


Lc. 1, 1-4; 4, 14-21 ( ANO C) – encontro dia 19/01/2022

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, um desenho de uma pomba como símbolo do Espirito Santo.

 

2- ACOLHIDA: A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

 

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

 

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto.

 

 

5- BUSCANDO O TEXTO: Lucas 1,1-4.14-21 Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção.

Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade

 

6- COMPREENDER O TEXTO: Lucas 1,1-4.14-21

Vamos dividir o texto em quatro partes para entender melhor passo a passo:

1.- Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.  v.1-2 Lucas quer nos mostrar a unidade do passado, o antigo testamento, o presente que é a centralidade em Cristo e o futuro que é a Igreja,

2.- “Desse modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. v.4. São Lucas nos seus escritos sempre vai nos demostrar a realidade histórica da presença de Jesus, apresenta os personagens, o tempo cronológico, assim nos dá sempre, no seu evangelho, a chave para compreender a presença certa de Jesus na história. Isso é para todos nós termos clareza e solidez dos ensinamentos.

3.- “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” v.18-19. É a presença do Espírito Santo santificador, que liberta, que abre os olhos de quem quer ver, não necessariamente sendo cego, que dá conforto aos oprimidos, não há mal que dure uma eternidade. Tudo passa! Você verá um tempo de paz, ouça, preste atenção ao espírito de Deus que está presente hoje em sua comunidade.

4.-“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura, que acabastes de ouvir”. v.21 Quando dizemos: “Palavra da Salvação”, ela tem algo grande, profundo, o que nossos ouvidos conseguem ouvir é a graça de Deus, é a Palavra da Salvação, por isso ouvimos de pé.

 

7- MISSÃO DA SEMANA: nunca diga que conhece uma pessoa, porque sabe algo sobre a família dela, ou cresceram juntos, cada pessoa, é templo do Espírito Santo, e deve ser respeitada. Pergunte-se com que olhos vejo as pessoas, com olhos de fé, amor ou de inveja e preconceito? Nunca direi que conheço bem essa pessoa. somos todos um mistério e temos a chance de ser melhores a cada dia.

Eu nunca direi QUE ESSA PESSOA SEMPRE FAZ ASSIM OU QUE ELA NUNCA PARTICIPA, ELA NUNCA AJUDA, etc.

 

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO:

O PAPA FRANCISCO nos diz que a “oração ao Espírito Santo é espontânea: ela deve vir de seu coração. Você deve pedir nos momentos de dificuldade: “Espírito Santo, vem”. A palavra-chave é esta: vem. Vem. Você deve dizê-la com sua linguagem, com as suas palavras.

TODOS JUNTOS VAMOS DIZER “Vem porque estou em dificuldade, vem porque estou na escuridão, no escuro; vem porque não sei o que fazer; vem porque estou prestes a cair. Vem. Vem.”

 

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

 

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS