Círculo Bíblico – 74

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 74 EM PDF


Mateus 2, 1-12 ( EPIFANIA DO SENHOR ANO C) – encontro dia 29/12/2021

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, um presépio ou um Jesus menino (estatuínha ou desenhado).

2- ACOLHIDA. A acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA – Canto: Da cepa brotou a rama.

5- BUSCANDO O TEXTOMateus 2,1-12. Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem
com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir!

O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6- COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Mateus 2,1-12.

Fala da visita dos Magos ao menino de Belém. Não estamos diante de uma reportagem jornalística que faz a cobertura da visita oficial de três chefes de Estado a outro país; estamos diante de uma catequese sobre Jesus, destinada a apresentar Jesus como o salvador/libertador de todos os homens.

Os detalhes do relato demonstram, esse propósito de Mateus. Notemos, em primeiro lugar, a insistência de Mateus no fato de Jesus ter nascido em Belém de Judá (cf. Mt 2,1.5.6.7).

Vimos no Círculo passado que Belém era a terra natal do rei David. Notemos, em segundo lugar, a referência a uma estrela “especial” que apareceu no céu por esta altura e que conduziu os “Magos” para Belém. Segundo a crença da época, o nascimento de um personagem importante era acompanhado da aparição de uma nova estrela.

Também a tradição judaica anunciava o Messias como a estrela que surge de Jacó (cf. Nm 24,17). Temos, ainda, as figuras dos “Magos”. A palavra “magos” abarca um vasto leque de significados e é aplicada a personagens muito diversas: mágicos, feiticeiros, charlatães, sacerdotes persas, propagandistas religiosos.

Aqui, poderia designar astrólogos da mesopotâmia (atual Iraque). Seja como for, esses “Magos” representam, na catequese de Mateus, os povos estrangeiros que se põem a caminho de Jerusalém com as suas riquezas (ouro e incenso) para encontrar a luz salvadora de Deus que brilha sobre a cidade. Jesus é essa luz.

Além disso, este relato junta, duas atitudes que vão se repetir ao longo de todo o Evangelho: o povo de Israel rejeita Jesus, enquanto que os “Magos” do oriente (que são pagãos) O adoram; Herodes e Jerusalém “ficam perturbados” diante da notícia do nascimento de Jesus e planeiam a sua morte, enquanto que os pagãos sentem uma grande alegria e o reconhecem como o seu Senhor.

Meditemos nas atitudes das várias personagens: os “Magos”, Herodes, os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo. Diante de Jesus, eles assumem atitudes diversas que vão desde a adoração (os “Magos”) até à rejeição total (Herodes), passando pela indiferença (os sacerdotes e os escribas: nenhum deles se preocupou em ir ao encontro desse Messias que eles conheciam bem das Escrituras).

Com quem nos identificamos? Será que nós também conhecemos as Escrituras e, depois, deixamos de lado as propostas e os valores de Jesus? Os “Magos” são apresentados como os “homens dos sinais”, que sabem ver na “estrela” o sinal da chegada da libertação. Somos pessoas atentas aos “sinais” – isto é, somos capazes de ler os acontecimentos da nossa vida e da história do mundo à luz de Deus?

Procuramos perceber nos “sinais” a vontade de Deus? Impressiona também a “desinstalação” dos “Magos”: viram a “estrela”, deixaram tudo, arriscaram tudo e foram procurar Jesus. Somos capazes de deixar tudo para responder aos apelos que Jesus faz através dos irmãos?

7- MISSÃO DA SEMANA: Ao longo da semana seja você uma “estrela”, fermento, guia dentro de sua família, com as pessoas ao seu redor, para que elas encontrem Jesus.

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAR NOSSO ENCONTRO:

Eu lhe agradeço, ó Pai, porque você se preocupa
comigo e me chama constantemente para que eu seja feliz, seguindo seu Filho Jesus.

Eu lhe agradeço Jesus, porque você me indica o caminho do seu seguimento e quer que eu seja seu discípulo e seu missionário.

Eu lhe agradeço Espírito Santo, porque você me ajuda a interpretar os fatos da vida, lembrando-nos tudo o que Jesus disse.

Agradeço-a, Maria, Mãe bondosa, que sempre nos mostra e nos dá o seu filho para o nosso bem.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade.

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS