Pastoral Indigenista e parceiros promovem formação na área da educação da Terra Indígena Urucu Juruá

A Pastoral Indigenista da Diocese de Grajaú promoveu nos dias 30 de novembro a 1º de dezembro de 2020, no Centro Pastoral Diocesano em Barra do Corda-MA, um encontro de formação autônoma com educadores e educadoras aa Terra Indígenas Urucú Juruá, que estão localizadas entre os municípios de Itaipava do Grajaú-MA e Grajaú-MA.

O processo formativo que visou ampliar os conhecimentos, especialmente no que se refere aos direitos humanos, contou com a organização, mobilização e assessoria da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), parceria do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) e da Pastoral Indigenista da Diocese de Grajaú.

Temas sobre os processos de Autoproteção, Direitos Humanos e Agroecologia que abordam na transdisciplinaridade debates e reflexões acerca da educação, das escolas e da Terra com Bem-Viver, foram destaques durante a formação.

No final do encontro foi construído um documento com abaixo-assinado, e com as reinvindicações das aldeias para melhoria da qualidade educacional e física das escolas existentes nas aldeias.

Unidos/as “construímos processos de lutas por direitos e por uma vida digna e em harmonia com a natureza”.

Veja fotos do encontro: