Diocese de Grajaú dar início ao processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Mais de 100 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (17/06/2021), do lançamento do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe que será realizada em dois momentos. O primeiro será o processo de escuta que vai até 31 de agosto; e o segundo, o encontro da assembleia que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente, no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, no México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

O encontro virtual pela plataforma Google Meet contou com a presença de leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispo, pastorais, movimentos, COMIDI, COMIPAs e pessoas de boa vontade, indivíduos e grupos, todo o povo de Deus da Igreja particular de Grajaú.

Abrindo o encontro, o bispo diocesano de Grajaú, dom Rubival Cabral Brito, utilizou das palavras do Santo Padre para motivar os participantes “Não podemos esquecer das palavras motivadora do Papa Francisco; de uma assembleia do Povo de Deus guiada pela oração, sem as elites ideológicas…; Será uma oportunidade para colocar as alegrias e dores, e olhar para o futuro, e planejar o futuro para bem vivê-lo como discípulo missionário, tendo como princípio que a Igreja é comunhão; comunhão de dons, comunhão de carismas; e essa comunhão se traduz de diversas formas: com escuta e diálogo com discernimento”, refletiu.

Dom Rubival antes de encerra sua reflexão com a oração da Assembleia Eclesial, disse ainda, que ela será um momento para descobrir a beleza do nosso batismo, escutar, rezar, discernir, planejar; um espaço de diálogo no mundo em conflito, e que segundo o Papa Francisco será uma nova primavera para nossa Igreja na América Latina.

Já o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Sergio Gallina, apresentou as motivações da convocação da Assembleia Eclesial pela Igreja da América Latina; os objetivos do evento eclesial; as datas e modalidades, entre eles, o processo de escuta de todo o povo de Deus; falou dos subsídios “Documento para o Caminho e Guia Metodológico” que serão usados no processo de formação e preparação da assembleia. Disse que todo material de estudo que utiliza o método ver, jugar e agir poderá ser encontrado no site oficial da Assembleia Eclesial no endereço eletrônico: https://asambleaeclesial.lat

“O século 21.é o século da ciranda, é o século da escuta; se a gente não aprender a trabalhar em conjunto, nem dentro da Igreja, e nem na sociedade, a gente vai sobreviver; não é mais o tempo do meu, mais é o tempo do nós; o terceiro milênio é caracterizado como século do Espírito Santo, logo é o século da comunhão; ou a gente se reúne, discute, reza, se junta, decide, ou vamos ter a Igreja só com os bancos.”, explicou a secretária diocesana de Pastoral, irmã Maria Dalvanira em sua orientação sobre os passos do processo de escuta que deverá acontecer nas paróquias, áreas pastorais e missionária; nas comunidades, aldeias indígenas, pastoral, grupos e movimentos.

Ao final, a animadora do encontro, irmã Lizandra Inês Both, assessora diocesana do Setor Juventude, convidou os participantes para tirar dúvidas, fazer perguntas e contribuir com o processo, expressando o sentimento vivenciado no primeiro encontro do processo de escuta. Na ordem falaram os leigos: Gellis Guadalupe da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Expoagra, Grajaú; Wilson Ribeiro, da Paróquia São José e São Arcanjo de Barra do Corda; Edilene Martins da Paróquia de São Sebastião de Presidente Dutra; entre outros que se manifestaram pelo chat.

O encontro virtual contou com o apoio dos agentes da Pastoral da Comunicação Diocesana (PASCOM), orientada pela coordenadora diocesana, Elsilene Lima.

Assista a reunião pelo Canal do Youtube da Diocese de Grajaú.