Visita e Acolhida do Ícone do 15 ° Intereclesial das Cebs

Confira algumas imagens da Visita e Acolhida do Ícone do 15 ° Intereclesial das Cebs, que está acontecendo nas Paróquias de nossa diocese de Grajaú, em peregrinação desde o dia 15 de Março.

CEB’s-Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas.

“Vejam eu vou criar novo céu e uma nova terra:(Is 65,17)

De 15 a 31 de Março nossa igreja diocesana tem a graça de receber o Ícone do 15° Intereclesial das CEB’s.
Em preparação para o 15° Intereclesial que ocorrerá em Julho de 18 a 22 de 2023 em Rondonópolis-MT.

Que esta peregrinação do Ícone do 15° Intereclesial seja sinal de esperança e fé.
.

Visita do Ícone do 15º Intereclesial das CEB´s

CEB´s – Comunidades Eclesiais de Base

São comunidades formadas por leigos e leigas, principais responsáveis pelas atividades necessárias à existência da comunidade. Estas pessoas exercem a coordenação das atividades de forma colegiada, participativa. E nas CEBs emergem novos ministérios leigos.

A dimensão comunitária, expressão de uma efetiva solidariedade, é manifestada através da ajuda mútua, quando os membros se reúnem para executar uma tarefa. Seja em benefício de toda a comunidade, como a construção de uma escola em mutirão, ou para auxiliar alguém necessitado.

15º INTERECLESIAL DAS CEB`s

Iniciou-se a caminhada rumo ao 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, que será realizado em Rondonópolis – MT, nos dias 18 a 22 de julho de 2023.

Tema escolhido para o 15° intereclesial é: CEBs: Igreja em Saída na Busca da Vida Plena para Todos e Todas e o Lema: “Vejam! Eu vou criar Novo Céu e uma Nova Terra”, inspirado em Isaías 65,17ss.

A TEOLOGIA DO CARTAZ:

Cartaz do 15º Intereclesial das CEBs – CEBs do Brasil

A identidade visual do Cartaz apresenta elementos que nos ajudam a entender e rezar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base.

Imagem da Santa Cruz – Catedral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga – símbolo dos povos crucificados e da Libertação, permeada pelo manto vermelho (onde se lê o tema do encontro), fazendo memória dos mártires da caminhada de ontem e de hoje.

Nos rostos saindo da Igreja – várias faces desse imenso Brasil, do campo e da cidade, as diferentes etnias: povos originários, povo negro, caboclos, sertanejos, refugiados, migrantes e imigrantes. A mulher, força da humanidade, dançando o siriri.

Cuidado da Casa Comum – a representação do Rio Vermelho e o Ipê amarelo, marcos da história de Rondonópolis, símbolos do Cerrado; o verde da vida dos povos e da biodiversidade do Pantanal e da Amazônia. “Tudo está interligado…”.

Rosto Papa Francisco – símbolo da Igreja em Saída.

Cristo é o Sol – que ilumina a caminhada e aluta do seu povo por justiça, direitos, igualdade, fraternidade, partilha, solidariedade e paz, o sonho do “Novo Céu e da Nova Terra” (lema do encontro).

A Palavra de Deus – Luz e lâmpada para o nosso caminho, a grande herança que recebemos com a leitura popular da Bíblia, que marca profundamente a identidade das Comunidades Eclesiais de Base.

O ÍCONE DO 15º INTERECLESIAL DAS CEBs:

Para divulgar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base que será realizado no período de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis – MT, a cruz, ÍCONE deste encontro, está visitando as dioceses de todo o Brasil que chegou à Diocese de Grajaú dia 15 de março.

O Ícone que recebemos está visitando as paróquias dos vicariatos de nossa diocese. Recebemos da Área Pastoral Santa Filomena e enviaremos ao Vicariato São Mateus representado por suas paróquias.

O ícone, símbolo do 15° Intereclesial é composto pela imagem da Catedral Santa Cruz, da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, uma Bíblia e uma casa, que simboliza a primeira comunidade que recebia os encontros, os grupos de reflexão, as orações e os terços. Há, também, uma Cruz, que simboliza a força para os cristãos não desanimarem na caminhada e as fitas, que representam a diversidade e os continentes.

Desejamos ardentemente que a Espiritualidade das CEBs se espalhe nos rincões do nosso Brasil, fazendo germinar um Novo Céu e uma Nova Terra. “Novo Céu e Nova Terra, que juntos possamos construir.

ORAÇÃO PELO 15º INTERECLESIAL DAS CEBs

Ó Santíssima Trindade, somos escolhidos/as para participar da vida divina, por isso, nós, te saudamos, te louvamos, te glorificamos e te adoramos, Pai, Filho, Espírito Santo: Comunhão de amor e de misericórdia.

Jesus Cristo entregou a sua vida para reconduzir na unidade e salvar os filhos de Deus dispersos. O Espírito Santo faz nascer a Igreja, como comunidades de fé, de partilha, comunhão, vida fraterna e missão.

Senhor, somos chamados para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, inseridos no meio do povo, comprometidos com o Reino de Deus, com a justiça e a paz, a solidariedade e a misericórdia.

A nossa Igreja se prepara para o Encontro das Comunidades: Queremos ser “Igreja em Saída, na busca de Vida Plena para todos e todas”. Queremos assumir com alegria a missão profética de ir ao encontro dos irmãos e irmãs, de modo especial os esquecidos, sofridos, doentes, sem pão, sem casa, sem trabalho.

Nós te pedimos, Trindade Santa, pelo 15º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base: Que a força do Espírito Santo anime as comunidades; dê entusiasmo à missão, para “Criar Novo Céu, Nova Terra” e fazer surgir uma Igreja Sinodal, ministerial, que tem como centro a Eucaristia, a Palavra, a Caridade e a Missão.

E assim a humanidade inteira possa alcançar a unidade no Seu amor, a vida plena e a salvação. Amém!