Sugestões de Cantos para o Tempo do Advento Ano B

OFERTÓRIO:

CANTO DE COMUNHÃO

CANTO FINAL: Envio

Advento (do latim Adventus: “chegada”) é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para nós, cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda, definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
Como cantar o Advento?
As músicas deste tempo devem expressar o que ele significa: a espera do Salvador que veio e que virá (Natal e Paresia). Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza. E a música deve trazer tudo isto em sua letra. “Maranatha: vem, Senhor Jesus!”. É o grito e o suspiro de toda a Igreja e de cada um de nós, em seu peregrinar terreno ao encontro definitivo do Senhor.
Durante este tempo não se canta o Glória (exceto em solenidades, como por exemplo a Imaculada Conceição). Sobre os instrumentos, o Cerimonial dos Bispos nº 236 nos diz: “No tempo do Advento o órgão e outros instrumentos musicais devem ser utilizados com aquela moderação que convém à natureza deste tempo, evitando antecipar a alegria plena do Natal do Senhor”.
Assim, para colaborar com as Equipes de Canto das Paróquias de nossa Diocese, apresentamos estas sugestões de Cantos para o Tempo do Advento – Tempo de Esperança.
Que Deus vos abençoe e uma feliz preparação para o Natal do Senhor.

Colaboração: Pastoral da Comunicação – Diocese de Grajaú