ROTEIROS PARA FAMÍLIAS, DA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2023, PROPÕEM UM CAMINHO DE PREPARAÇÃO PARA A VINDA DO SENHOR

O Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou quatro roteiros catequéticos com um itinerário espiritual para ser vivenciado no período do Advento em preparação ao nascimento de Jesus. Em cada roteiro, as pessoas também poderão, por meio do QR code que aparece impresso, acessar um vídeo de reflexão sobre o tema proposto com cada um dos quatro integrantes da presidência da CNBB.

De acordo com o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, os roteiros apresentam o caminho espiritual de preparação, durante o Advento, para a vinda do Senhor e são destinados à oração nas famílias e nas casas.

Roteiro 1 – “Deus nos espera em Belém”

A proposta é que o primeiro encontro, cujo título é: “Deus nos espera em Belém”,  seja vivenciado na semana que vai de 26/11 a 2/12 deste ano. O roteiro introduz o caminho de preparação para o Advento, tempo de Esperança e preparação para a vinda do Senhor, e propõe a reflexão sobre as ações evangelizadoras da Igreja nas comunidades. Apresenta a Campanha para a Evangelização, seu tema, “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”,  e a reflexão proposta pela Campanha para as comunidades de todo país.

“A nossa ação evangelizadora como Igreja é o nosso jeito de corresponder ao mandato de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei.  Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20)”, diz um trecho.

Roteiro 2: “Deus sabe da fome que temos”

O segundo roteiro, com o tema “Deus sabe da fome que temos”, retoma a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, cujo tema foi “Pão em todas as mesas”, e a Campanha da Fraternidade 2023, que tratou do tema da fome. Reflete com as famílias os diferentes tipos de fome que existem: fome de sentido e de Deus, fome de cidadania, fome de beleza, de justiça e cidadania.

“Conhecendo-nos em profundidade, a partir de dentro, Deus ‘sabe da fome que temos”. E, precisamente por isso, ele vem ao nosso encontro e “nos espera em Belém”. Ele sabe que somente Ele mesmo é capaz de saciar-nos e, por isso, dá-se gratuitamente a nós e nos alimenta com o seu Filho Jesus Cristo, com o seu Evangelho, com o pão Eucarístico, com a fraternidade sempre solícita e solidária…’”, diz um trecho.

Roteiro 3: “Vamos à casa do pão”

O terceiro roteiro retoma o sentido da palavra “Belém”, que traduzida do hebraico para o português quer dizer “casa do pão”, e propõe às famílias uma saída de onde estão para se colocarem a caminho de Belém, para lá se encontrar com o Pão Vivo e Verdadeiro, que é Jesus Cristo, ir à casa da partilha e aprender dele a tudo partilhar, até a própria vida. Recorda ainda que “A Campanha para a Evangelização quer tornar a evangelização mais eficaz, garantindo estruturas adequadas e capacitando melhor os seus agentes e convida para a partilha na Coleta Nacional dias 16 e 17/12, recursos que garantem a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Roteiro 4: “Lá nosso irmão nós veremos”

O quarto roteiro faz um anúncio da Campanha da Fraternidade 2024 que refletirá sobre o tema da Amizade Social, inspirada pela encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. “Somos todos irmãos e irmãs, mas temos cada dia mais dificuldades para viver em fraternidade. Vivemos fisicamente próximos, mas existencialmente distantes. Não buscamos o encontro com o outro, buscamos nele um espelho que reforce os nossos próprios interesses, nossa visão particular do mundo. Trocamos o encontro com o outro por outros tipos de relacionamento, desumanos e desumanizadores, possessivos, utilitários, autorreferenciais, que não dão ao outro o direito de ser ele mesmo”, diz um trecho. O folheto agradece as contribuições à Coleta Nacional.

Para baixar os roteiros:
Os quatro roteiros podem ser baixados no site de Campanhas da CNBB: campanhas.cnbb.org.br