Missa dos Santos Óleos é realizada na Diocese de Grajaú

MAIS NOTÍCIAS

Tradicional celebração do período da quaresma, a missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade, foi presidida pelo bispo diocesano de Grajaú, dom Frei Rubival Cabral Britto, na quinta-feira (22/03), às 17h, na igreja matriz da Paróquia de Santa Gianna Beretta Molla. A celebração contou com a presença de todos os padres diocesanos, religiosas, religiosos, leigos e todo povo de Deus da cidade de Barra do Corda-MA.

É nessa missa, também chamada Missa do Crisma, que o bispo abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o Santo Crisma. Por isso o nome “Missa dos Santos Óleos”.

O óleo é sinal da bondade e misericórdia de Deus que nos toca. Assim o óleo, nas suas diversas formas, nos acompanha ao longo de toda a nossa vida, desde o catecumenato e o batismo até o momento do fim da nossa caminhada terrestre, onde nos encontraremos, face a face, com Deus juiz e salvador. Na Igreja Primitiva, o óleo consagrado foi considerado, particularmente, como sinal da presença do Espírito Santo, que se comunica conosco a partir de Cristo, o ungido. O Espírito é o óleo da alegria.

A missa é marcada também pela renovação das promessas sacerdotais que são pronunciadas no dia da ordenação. Todos os padres renovam diante do bispo, fiéis e de Deus seus votos expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo.

Após a homilia, dom Rubival exortou os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convidou-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais. O ato expressa comunhão eclesial de toda a diocese com seu pastor, seus padres e diáconos e o povo de Deus, todos imbuídos do sentimento pascal que se celebrará na semana seguinte, a Santa.

Saiba o significado de cada óleos:

ÓLEO DO CRISMA: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

ÓLEO DOS ENFERMOS: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.

Semana Santa

É uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no Domingo de Páscoa.

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Nota dos Bispos do Maranhão

Aos cristãos e aos cidadãos do Maranhão Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos (At 4, 20). Nós, bispos do...

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Ao término do encontro do Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos, o Santo Padre anunciou a nomeação do Relator Geral na pessoa do...

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Coordenadora Diocesana: Maria das Graças Gomes Rodrigues Tuntum - Ma
X