Mensagem de frei Rubival ao povo de Deus da Diocese de Grajaú

MAIS NOTÍCIAS

MENSAGEM AO POVO DE DEUS
DA DIOCESE DE GRAJAÚ

“A SERVIÇO DA MISERICÓRDIA” Lc 6,36

Excelentíssimo e reverendíssimo Dom Franco Cuter, OFMCap., excelentíssimas autoridades constituídas, caríssimos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, demais consagrados e consagradas, seminaristas e vocacionados, agentes de pastorais, movimentos, associações, catequistas, leigos e leigas, e todo o “Povo de Deus” da Igreja Particular que está em Grajaú, Estado do Maranhão.

PAZ E BEM!

“A serviço da misericórdia”, venho ao vosso encontro com alegria! Em espírito de fé e confiança, agradeço à Mãe Igreja por depositar tamanha confiança em minha humilde pessoa. Renovo minha total obediência e comunhão ao Santo Padre, o Papa Francisco, sucesssor do Apóstolo Pedro, que hoje me nomeou Bispo dessa já querida Diocese de Grajaú. Deus está me confiando a oportunidade, a alegria e a graça de exercer nessa Igreja Particular as primícias do meu episcopado. Um dia aceitei de coração, configurar-me ao Cristo sacerdote e agora ao Crucificado. Coloco-me a serviço dessa Igreja Particular de Grajaú. Desde já suplico vossas orações, enquanto asseguro-vos as minhas e o meu paternal afeto e zelo de pastor.

Ecoa em mim a voz de Deus experienciada pelo nosso Pai Abraão: “Sai de tua terra e vai…” e pelo Seráfico Pai São Francisco de Assis, que tantas vezes afirmou: “O Senhor me escolheu porque não encontrou entre os pecadores nenhum mais vil nem mais insuficiente do que eu”, ao mesmo tempo em que no meu coração cultivo a certeza do Apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).

Rogo ao Divino Espírito Santo que me conceda sempre sabedoria para bem vivenciar o insigne e prudente conselho do pescador, a quem Jesus confiou a sua Igreja: “Ponde-vos cada um conforme o dom recebido, a serviço uns dos outros; como bons administradores da graça de Deus…. Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, velando por ele, não por coação, mas de bom grado, como Deus o quer; não por cobiça, mas por dedicação” (1Pd 4,10;5,2).

Buscarei, com a graça de Deus, juntamente com todo o presbitério e a ajuda dos irmãos e irmãs, dar continuidade ao grande trabalho do pastor e pai Dom Franco Cuter, figura humano-franciscana que se mistura com a própria história da Diocese de Grajaú, como seu 4º Bispo. No espírito de diálogo, comunhão fraterna e serviço, espero contar sempre com a presença do presbitério, para que possamos dar continuidade à construção de uma Igreja em saída que vive em estado permanente de missão comprometida com a mensagem do Evangelho e sensível aos desafios dos tempos hodiernos. Em cada um deles, primemos por ser fiéis ao propósito de fazer sempre a vontade de Deus e da Igreja que se nutre na fonte da perene alegria do Santo Evangelho.

Conto com as vossas orações para que o bom Deus, que me chamou a conduzir seu rebanho, conceda-me sabedoria, caridade e firmeza necessárias a fim de que possa pastorear, tendo a alma repleta de sentimentos de ternura e afeto no agir de pastor, impulsionado pela fidelidade, coragem e disponibilidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, sem esquecer jamais o vigor e a brandura de Francisco de Assis e com a proteção do amado Senhor do Bonfim.

Possamos juntos, em nossa missão pastoral, fazer ecoar a voz do Papa Paulo VI, ao dizer: “A humandade é o espaço do Amor”. Eis aqui o nosso desafio e compromisso.

Como peregrino e pastor missionário, sigo, enfim, para o meio de vós, no êxodo constante para a Casa do Pai, como já o fizeram de outro modo, alguns confrades Capuchinhos e inúmeras religiosas de espiritualidade franciscana nessa Diocese, sempre com espírito de fraternidade, no desejo de construir a paz e o bem, cuidando da integridade da criação.

Derrame o Deus Todo-Poderoso e misericordioso, sobre todos vós, infinitas bênçãos, guardando-vos de todo o mal hoje e sempre. Na esperança e na alegria do encontro,

Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap.
BISPO ELEITO DE GRAJAÚ

Vitória da Conquista, 7 de dezembro de 2016.

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Santo Antônio: um legado que vai além de ser o “santo casamenteiro” da devoção popular

Santo Antônio: um legado que vai além de ser o “santo casamenteiro” da devoção popular Um dos santos mais conhecidos na devoção popular brasileira, que...

Dom Rubival Participa da 56 °Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

A Formação de Presbíteros foi o tema central da 56ª Assembleia Geral. O evento aconteceu em Aparecida de 10 a 20 de abril. “Diretrizes...

Dom Vilson Basso é nomeado pelo Papa Francisco novo bispo de Imperatriz

Após nove meses da transferência de Dom Gilberto Pastana para a cidade de Crato, no Ceará, o Administrador diocesano, Padre Francisco Lima, anunciou o...
X