“Vocações existem, elas só precisam ser despertadas”, afirma bispo referencial da Pastoral Vocacional

MAIS NOTÍCIAS

A Equipe de Coordenação da Pastoral Vocacional esteve reunida nos dias 16 e 17 de maio na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF) com o objetivo de preparar ações e atividades para o Ano Vocacional, que será celebrado em 2019. Dentro desse contexto, o grupo também iniciou o debate sobre o Congresso Vocacional, atividade que segundo o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom José Roberto Fortes Palau, servirá para “coroar o Ano Vocacional”.

“Pensamos num evento que possa reunir todas as lideranças do Brasil, todos aqueles que trabalham na Pastoral Vocacional, todos os organismos. Nós queremos que participem desse evento: A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), O Instituto Pastoral Vocacional (IPV), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP); a Comissão Nacional de Diáconos (CND) e também as Novas Comunidades”, destaca o bispo.

Dom José destacou ainda alguns assuntos que serão abordados durante o evento. De acordo com ele, os participantes irão discutir e refletir sobre o trabalho vocacional no Brasil. “Uma coisa que preocupa é a redução do número de vocações em todos os segmentos, tanto no clero secular quanto no clero religioso, assim como na vida consagrada. Eu vejo irmãs envelhecendo e não vejo chegar novas vocações, moças que se disponham a trabalhar pela Igreja”. Esse então de acordo com o bispo será um dos assuntos de destaque.

Sobre o Ano Vocacional, o bispo fez questão de enfatizar que a temática está em consonância com a do Sínodo dos Bispos de 2018, que abordará a questão do jovem e o discernimento vocacional. A ideia de acordo com ele é elaborar um material para que as dioceses possam celebrar o ano. “Quem sabe nesse ano vocacional, a gente oferecendo todo esse material não consiga dar uma sacudida, porque vocações existem, elas só precisam ser despertadas”, garantiu.

Além do bispo, participaram da reunião o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre João Cândido da Silva Neto; o coordenador da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido da Silva; o vice-coordenador da Pastoral Vocacional, padre Eliseu Donizete Gomes e a secretária da equipe, Edna Maria de Souza.

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Diocese de Grajaú realiza 2ª Romaria Vocacional Diocesana ao Santuário Nossa Senhora Mãe do Divino em Presidente Dutra

“Batizados e Enviados, a Igreja de Cristo em Missão no mundo” foi o tema central da segunda Romaria Vocacional Diocesana que aconteceu no sábado...

Pastoral Vocacional realiza 8ª Missão Vocacional nas comunidades de Presidente Dutra

Do dia 18 a 22 de janeiro aconteceu a 8ª ‘Missão Vocacional’ nas comunidades São Miguel, povoado Crioli do Sinhá e Nossa Senhora do...

Festas Juninas: época de devoção popular, mesa farta e confraternização

Festas Juninas: época de devoção popular, mesa farta e confraternização O mês de junho é marcado pelas festas juninas. Em muitas cidades do Brasil, o...
X