Mensagem do presidente da CNBB por ocasião do Dia do Trabalhador

MAIS NOTÍCIAS

Neste 1º de maio, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, envia mensagem por ocasião do ‘Dia do Trabalhador’.

Em suas palavras o arcebispo de Belo Horizonte-MG, disse que este dia é marcado sem grandes manifestação, com muita gente sem emprego.

“Precisamos de líderes éticos, humanistas, comprometidos com a saúde do povo, principalmente dos pobres e vulneráveis, com a preservação de vidas, competentes na geração de empregos”, disso Dom Walmor.

Assista na íntegra a mensagem:

Leia a íntegra da Mensagem:

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL

Amado irmão, amada irmã, saúde e paz!

Primeiro de maio, 2020, dia do trabalhador e trabalhadora sem grandes manifestações – com muita gente sem emprego. O número de desempregados está crescendo mais rápido em nosso país com a crise advinda da pandemia do coronavírus. Além de tantos outros que estão parados há mais de um mês e tem dificuldade para garantir o sustento para família. Aliada a crise sanitária e econômica, o Brasil ainda vive uma crise social e política. A situação é grave, precisamos de líderes éticos, humanistas, comprometidos com a saúde do povo, especialmente dos pobres e vulneráveis com a preservação de vidas competentes com a geração de empregos.

“Sem trabalho não há dignidade, mas nem todos os trabalhos são dignos”, ensina o Santo padre o Papa Francisco. Por isso, neste Dia do Trabalhador, celebração de São José Operário, rezo e convido você a também dedicar preces a todos que ainda são excluídos – vivem sem trabalho digno. Cada um de nós, criados à imagem e semelhança de Deus, temos, na nossa essência, a vocação para o trabalho. Trabalhar é, pois, muito mais que simplesmente ambicionar dinheiro ou posses. Trata-se de assumir a vocação humana de contribuir para um bem maior – da sociedade, da Casa Comum, de toda a obra da criação.

Todos merecem um trabalho digno, que garanta o próprio sustento e o bem estar da própria família. É preciso, assim, vencer as muitas formas de escravidão, que distorcem o sentido do trabalho, desconsiderando que cada ser humano é filho de Deus. Neste dia do trabalhador, os cristãos são especialmente convocados a se indignar com a submissão do trabalho a uma lógica econômica perversa, que privilegia a geração de desigualdades – poucos concentrando muito dinheiro e tantas pessoas – absoluta maioria – excluídas, desempregadas ou sem trabalho digno.

O momento é de união de esforços público e privado para que ninguém seja deixado para trás. O Estado tem o dever de dar prioridade aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras em situação de vulnerabilidade. É fundamental que o Estado adote políticas claras na contramão dos interesses espúrios do lucro e dos privilégios excludentes, vergonhosos e injustos. É urgente uma economia que se volte para o desenvolvimento integral, preservando emprego, renda e trabalho na cidade e no campo. Aí, especialmente, não permitindo legislações que não favoreçam o desmonte da sobrevivência do camponês. A você trabalhador que está sofrendo as consequências da crise sanitária e política: saiba que você não está sozinho. Enquanto ela persiste, Deus está do seu lado – Deus estará sempre do seu lado. A solidariedade é o grande remédio para um mundo novo, justo e fraterno. Estamos juntos nessa travessia e sairemos mais forte dela. Sejamos guiados pela esperança e pela fé.

São José Operário, patrono da Igreja e protetor dos trabalhadores e trabalhadoras, a exercer com dedicação o próprio trabalho. Sensibilize o coração de todos, especialmente de políticos, empreendedores, dirigentes e gestores, sobre a necessidade de oferecer trabalho digno a cada pessoa num desenvolvimento integral para uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Contem com minhas orações, compromisso e amizade. Deus vos abençoe copiosamente.

Brasília-DF, 1º de maio de 2020

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte – MG
Presidente da CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidade

MAIS LIDAS

Parabéns, dom Rubival, pelo seu aniversário!

Nesta sexta-feira, 21 de julho, nosso bispo diocesano, dom Rubival Cabral Britto, completa 48 anos de vida. Nesta data, renovam-se os votos de muita...

Romaria do Terço dos Homens é realizada com alegria, louvor e devoção a Nossa Senhora

A Paróquia São Sebastião em Presidente Dutra-MA, realizou no domingo (15/09), a Romaria do Terço dos Homens pelas ruas da cidade, encerrando com a...

Padre João Paulo Bernardo da Silva toma posse como administrador paroquial em Alto Brasil

No dia de Santo Isidoro (04/04), a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Alto Brasil recebeu com grande festa e alegria o seu novo...
X