As paróquias da diocese de Corumbá (MS) têm acolhido o Sínodo 2023 de coração aberto

“Em todas as paróquias da diocese de Corumbá, a participação está sendo muito boa e, estão, acolhendo o Sínodo 2023 de coração aberto. É o Espírito Santo soprando e fazendo a Igreja caminhar”, esta é avaliação do coordenador da Equipe Diocesana de Articulação do Sínodo da diocese de Corumbá (MA), o diácono permanente, Vitor Urt.

A fase diocesana do Sínodo dos Bispos foi aberta oficialmente na diocese em 17 de outubro de 2021, com celebração Eucarística, presidida pelo bispo dom João Bergamasco. Nesta data, o bispo  formou a Equipe Diocesana de Articulação do Sínodo e nomeou o diácono permanente, Vitor Urt, como referencial para a equipe, e o padre Ronaldo Joaquim de Brito, como coordenador da equipe da Escuta.

A equipe diocesana de Articulação do Sínodo, composta por representações de leigos de diversos movimentos, se reuniu no dia 26 de outubro do mesmo ano, para traçar o Plano de Caminhada seguindo as orientações dos subsídios do Processo de Escuta, como o Vade-Mécum.

O coordenador da equipe diocesana de Articulação do Sínodo  avalia que a experiência está sendo muito rica, com muitos aprendizados e muitas expectativas. Ela afirma acreditar muito no modelo de Igreja mais sinodal proposto pelo Papa Francisco. O clericalismo é apontado pelo diácono como um dos entraves que dificulta a vivência de um modelo mais sinodal de Igreja.

Grupo participa da fase de escuta diocesana em Corumbá (MS). Foto: Pascom de Corumbá.

Escuta rumo ao Sínodo 2023 nas paróquias

Passada a fase mais organizativa, teve início, no dia 11 dezembro de 2021, com as lideranças pastorais, leigos e leigas da paróquia São José Operário, as formações paroquias. Em cada paróquia são apresentadas informações sobre o sínodo e o processo de escuta. Desde então, a escuta avançou para as demais paróquias e para outros grupos, como os profissionais da saúde da cidade.

A representante do Conselho de Leigos da diocese de Corumbá, Cristiane Sant’Anna de Oliveira afirmou que o caminho sinodal proposto pelo papa Francisco tem sido muito rico na diocese. “O processo de escuta exige de todos nós paciência e diálogo para caminharmos como Igreja que se respeita e se reúne em torno do altar”, disse.

Segundo ela, o respeito à opinião diferente sempre se faz necessário para que as pessoas melhorem como  indivíduos que vivem em comunidade e celebram o Evangelho, se preocupam com os pobres e excluídos de direitos em busca de um Cristo vivo que acolhe e ama.

De acordo com a programação da diocese, o Processo de Escuta será encerrado em junho, ficando o mês de julho para elaboração do relatório diocesano que será enviado à CNBB em agosto de 2022. Cada encontro consiste em palestras, partilhas e motivação para que os grupos de apropriem dos questionários e subsídios do Sínodo dos Bispos e manifestem suas contribuições. A novidade é que algumas das formações são transmitidas online para que mais pessoas tenha contato.

Sínodo 2023

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia.

Com informações de Thiago Godoy, coordenador diocesano da Pascom

Fonte: Sínodo 2023