Setor Música Litúrgica oferece sugestão de repertório para a festa da Natividade de Nossa Senhora

A Igreja celebra na próxima quinta-feira, 8 de setembro, a festa da Natividade de Nossa Senhora. Para a ocasião, o Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou sugestões de músicas que poderão ser utilizadas pelos grupos de canto nas paróquias, comunidades e dioceses do Brasil.

O material explica que a festa da Natividade da Virgem Maria a 8 de setembro originou-se em Jerusalém, ligada à basílica “Sanctae Mariae ubi nata est”, atualmente conhecida como Basílica de Sant’Ana, provavelmente em comemoração à sua dedicação. A festividade foi introduzida em Roma no século VII pelo Papa Sérgio I, de origem oriental.

“Esta celebração se liga intimamente ao mistério da vinda do Messias como promessa, preparação e fruto da salvação, voltando os olhos para a maternidade divina de Maria e para o nascimento do seu Filho. Maria, como aurora que antecede o Sol da justiça, prenuncia a todo o mundo a alegria da vinda do Salvador”, lê-se no material.

São sugeridas músicas para a entrada, ofertório e comunhão. Baixe o documento completo com as sugestões e partituras.

Antífona da Entrada

Missal

Celebremos com alegria o nascimento da Virgem Maria:
por ela nos veio o Sol da justiça,
o Cristo, nosso Deus.

Graduale

Alegremo-nos todos no Senhor
celebrando esta festa em honra da Virgem Maria;
conosco alegram-se os anjos
e glorificam o Filho de Deus.

Opções:

1) Nasceu a Virgem Maria (Pe. José Weber)

2) O teu belo nascimento (Fr. José Moacyr Cadenassi / Fr. Wanderson Luiz Freitas)

3) Quando a noite compôs nesta terra (Fr. José Moacyr Cadenassi / Fr. José Luiz Prim)

Antífona do Ofertório

Graduale

Bendita sejais, ó Virgem Maria;
trouxestes no ventre a Quem fez o universo!
Vós destes a vida a Quem vos criou
e Virgem sereis para sempre, ó Maria!

Opções
1) Bendita sois, ó Virgem Maria (Marcela Buback):

2) Nesta mesa do Cordeiro (Fr. José Moacyr Cadenassi / Fr. Wanderson Luiz Freitas)

3) Maria, cheia de graça (J. Thomaz Filho / Fr. Fabreti)

Antífona da Comunhão

Missal – Is 7,14; Mt 1,21

A Virgem dará à luz um filho,
e ele salvará seu povo do pecado.

Graduale – Lc 1,48-49

Todas as gerações me chamarão bem-aventurada
porque o Poderoso fez em mim grandes coisas.

1) A Virgem conceberá (Pe. José Weber)

2) Todas as gerações (Fr. Wanderson Luiz Freitas)

3) Neste dia da natividade (Fr. José Moacyr Cadenassi / Fr. Wanderson Luiz Freitas)

Fonte: CNBB