Seminário Nacional discute a importância do Catecismo da Igreja Católica para a missão da Igreja

O primeiro dia do Seminário Nacional de Catequese, que segue até o dia 15 de julho, com o tema “Catecismo da Igreja Católica: 30 anos”, contou com a conferência de dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, sobre a eclesiologia do Catecismo da Igreja Católica.

A saudação aos participantes foi dada por dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; e dom Jaime Spengler, vice-presidente da CNBB.

Na sequência, dom Catelan estruturou sua apresentação em três aspectos. Ele explicou que existe uma eclesiologia pressuposta no Catecismo, assim como implícita e explícita. Já quanto aos pressupostos, Catelan lembrou que foi discutido no Concílio Vaticano II se era ou não oportuno a elaboração de um Catecismo, apesar de não se encontrar nos documentos do Concílio os registros dessas discussões; só nas atas.

Desde então, segundo dom Catelan, uma pluralidade de iniciativas surgiu depois do Concílio, e então o Sínodo dos Bispos de 1985, convocado por João Paulo II, constatou que era necessária a elaboração de um Catecismo, assim como foram pedidas outras iniciativas para a vida da Igreja. “E aqui nós temos uma eclesiologia pressuposta à existência mesma do catecismo”, disse.

“Um outro elemento de grande significado é o fato dele ter sido promulgado pelo Papa como Constituição Apostólica”, explicou dom Catelan. “Essa Constituição é outro elemento fundamental de sua eclesiologia”, disse.

Com relação ao segundo aspecto, a eclesiologia implícita, dom Catelan explicou que na verdade a Igreja e todo o Catecismo está presente e fala. “A Igreja é o sujeito da fé, que é apresentada no Catecismo, é o modo como ela guarda e compreende o depósito da fé e o modo como ela propõe essa fé nos nossos tempos”, disse.

“Ele é uma síntese autorizadíssima da Igreja, uma apresentação com alto grau de autoridade dessa fé da Igreja”, disse Catelan se referindo ao Catecismo.

Posteriormente, utilizando-se de vários trechos de Documentos importantes para a Igreja, dom Catelan fez uma retomada de vários elementos que caracterizam a fé eclesial, e posteriormente, falou sobre o terceiro aspecto que caracteriza a eclesiologia do Catecismo – a explícita.

Acompanhe o primeiro dia do Seminário na íntegra:

O Seminário

A iniciativa acontece de forma online, com transmissão pelo YouTube da CNBB e da Catequese no Brasil, sempre às 19h30.

A semana catequética terá como objetivo aprofundar temáticas presentes no Catecismo em vista de ajudar o Povo de Deus em um maior conhecimento dos ensinamentos da Igreja e da vivência da fé em Cristo Jesus.

12/07 – Terça-feira

Saudação de dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica – Antigo Testamento  com assessoria do frei Vicente Artuso, professor na PUC Paraná.

2ª Conferência – Fundamentos bíblicos no Catecismo da Igreja Católica- Novo Testamento com assessoria do Cláudio Vianney Manzoni, professor na Universidade Católica de Pernambuco.

13/07 – Quarta-feira

Saudação de dom Waldemar Passini Dalbello, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

Conferência – Patrística no Catecismo da Igreja Católica com assessoria do padre André Luiz Rodrigues da Silva, professor na PUC Rio.

14/07 – Quinta-feira

Saudação de dom Armando Bucciol, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB.

1ª Conferência – Aspectos cristológicos no Catecismo da Igreja Católica com assessoria da irmã Sueli da Cruz Pereira,  membro do Grupo de reflexão bíblica e catequética da CNBB.

2ª Conferência – Aspectos mariológicos no Catecismo da Igreja Católica com assessoria da irmã Maria Freire, professora na PUC SP.

15/07 – Sexta-feira

Saudação de dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB.

Conferência – Catequética e pastoral no Catecismo da Igreja Católica com o padre Abimar Oliveira de Moraes, professor na PUC Rio.