Jornal Brasil Hoje: produção da Signis Rádio RCR para emissoras católicas do Brasil  completa 10 mil edições no ar nesta quinta-feira (10)

Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o Jornal Brasil Hoje (JBH), uma produção da Signis Rádio – Rede Católica de Rádio (RCR) completa 10 mil edições no ar ininterruptas. O jornal vai ao ar diariamente, das 7 às 7h30 (hora de Brasília) e é produzido de forma colaborativa por repórteres e colaboradores de emissoras católicas de todo o país.

No ar há desde a década de 90, o Jornal Brasil Hoje, nasceu praticamente junto com a rede católica de rádio e sua missão desde então é abordar diariamente as principais notícias do dia, entrevistas e reportagens sobre temas de interesse público com os destaques nacionais e internacionais. Além apresentar os temas ligados a pauta da Igreja no Brasil e informações do Vaticano.

Cleber Moleta e Jorge Telles. Foto: Arquivo Pessoal

Desde março de 2020, o JBH é gerado pela Rádio Cultura de Guarapuava (PR) e tem como âncora e editor, o jornalista Cléber Moletta e apresentador, o vice-presidente da Signis Rádio RCR, Jorge Teles. Ao longo desses mais de 20 anos, o jornal já foi gerado pelas Rádio Imaculada (SP), Aparecida (SP) e Difusora Pai Eterno (GO).

Para o âncora e editor do JBH, Cléber Moletta, o rádio é reconhecido como o meio de comunicação que alcança públicos que outros meios não conseguem e para o Jornal Brasil Hoje isso é muito significativo, porque é uma ferramenta de unidade da Igreja no Brasil por questão econômica, social, até mesmo cultural.

“Muitas pessoas têm somente no rádio a possibilidade de se informar sobre acontecimentos importantes da Igreja no Brasil, compreender e entender posicionamentos. E não só temas relacionados à Igreja, noticiário geral, os acontecimentos do país são levados essa pessoa com uma ótica, olhar muito específico, que é o olhar da Igreja sobre sistemas sociais. Eu diria que a doutrina social da igreja está muito embutida dentro da linha editorial do Jornal Brasil Hoje a gente procura selecionar os temas que vão ter um impacto direto na vida da pessoa, seja na prestação do serviço, nessa questão dele está unido de informações importantes para sua cidadania, sempre com essa leitura baseada nos documentos de comunicação que a igreja dispõe”, ressalta.

Irmã Helena Corazza. Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a religiosa das Irmãs Paulinas, jornalista, sócia-fundadora da RCR da qual foi presidente por dois triênios, Irmã Helena Corazza, o Jornal Brasil Hoje é um projeto jornalístico que nasceu para levar à sociedade uma visão cristã da realidade por meio de um jornalismo aberto às questões sociais, educacionais, políticas, econômicas, tratadas de forma ética, com fontes seguras, que tantas vezes, se tornaram denúncia e anúncio, porque em sintonia com o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja.

“Acreditamos que o jornalismo, mesmo sem falar explicitamente de religião, evangeliza porque ajuda as pessoas a pensarem e formarem sua opinião dentro de princípios éticos que respeitam e promovem a pessoa humana e seus direitos”, aponta.

Para a jornalista Angélica Lima, que foi editora e âncora do JBH, de abril de 2018 a fevereiro de 2020 – perídio que o jornal foi gerado pela Rádio Imaculada, à Milícia da Imaculada, “a fidelidade à informação, a imparcialidade e a defesa de direitos, especialmente dos mais vulneráveis, que não têm voz são, na minha opinião, as principais características da comunicação evangelizadora. Além da possibilidade de lançar um olhar mais humanizado e carregado de esperança de dias melhores. E esta é a marca do JBH”.

Foi na gestão da Rádio Imaculada que surgiu o convite à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para uma coluna semanal, que ganhou o nome de ‘Conexão CNBB’, que estrou em junho de 2018 sob o comando do jornalista da CNBB, Bruno Feittosa. A coluna vai ao ar todas as sextas-feiras, às 7h23 da manhã e leva aos ouvintes os principais destaques das atividades e da ação dos bispos da Igreja no Brasil e depois ficam disponíveis no canal da CNBB no soundcloud.

“Os veículos de comunicação de inspiração católica são a voz da Igreja. Temos a missão de reverberar a palavra de Deus e também as lutas as quais a Igreja trava na defesa do ser humano em sua integralidade. O quadro Conexão CNBB surgiu da necessidade desta comunhão entre esses veículos e a Igreja no Brasil. E foi uma parceria que deu super certo!”, destaca Angélica.

De acordo com o vice-presidente da Signis Rádio RCR e apresentador do jornal, Jorge Teles, o JBH é o “Jornal Nacional”, emissoras católicas que leva sua mensagem num mesmo horário à diversos locais, incluindo, aqueles mais longínquos do Brasil.

“É difícil precisar quantas pessoas nos ouvem apesar de que, se considerarmos a quantidade de rádios católicas que temos no país, o número de pessoas impactadas pelo JBH poderia ser muito maior. Com certeza poderíamos ser a maior rede de rádios do Brasil se nos uníssemos nesse projeto. O termo sinodalidade tão em evidência parece não fazer parte do dia-a-dia dos nossos meios de comunicação”, diz.

O vice-presidente da Signis Rádio RCR, acredita que com mais emissoras transmitindo, com mais mãos dispostas a trabalhar na produção, a qualidade seria bem maior.

“Mais emissoras significa maior abrangência. Maior abrangência possibilita patrocínios. Aporte financeiro na rede resultaria em possibilidade de melhorias, desenvolvimento de novos projetos, e quem sabe até rateio de verbas entre as rádios”, ressalta.

Ao todo são 230 emissoras de rádio no Brasil integradas na RCR e 56 retransmitem o Jornal Brasil Hoje que pode ser acompanhado também ao vivo pelo site da RCR e pelo canal da Rádio Cultura Guarapuava no Youtube.