Grecom se encontrou para definir o caminho de aprovação da atualização do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil

O Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido, virtualmente, em reunião, nesta sexta-feira, 21 de outubro. O objetivo da reunião foi traçar as estratégias para a apresentação e aprovação da revisão do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil junto à CNBB.

Da última vez, quando se reuniu, em 19 de agosto, o grupo consolidou a revisão dos três últimos capítulos, os de número 8, 9 e 10 do Diretório, que é conhecido como documento de número 99 da CNBB. O grupo de trabalho dedicou parte da reunião à revisão da introdução do documento e já está trabalhando em cima de uma versão final para ser apresentada à CNBB para aprovação final.

O bispo-auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol, apresentou como a questão está sendo encaminhada internamente na CNBB. Dom Mol informou que apresentou na reunião do Conselho de Pastoral da CNBB, realizado na terça-feira, 18 de outubro, a proposta de levar o texto consolidado na reunião do Conselho Permanente, marcada para os dias 23 e 24 de novembro deste ano, para apreciação e aprovação O texto será enviado na próxima segunda-feira, 24 de outubro, para apreciação prévia dos bispos.

O Grecom tem realizado o trabalho de revisão do Diretório desde fevereiro deste ano. Divididos em subgrupos, os membros se alternaram na leitura e revisão de cada um dos capítulos do subsídio, dando suas contribuições a respeito do que deverá ser acrescentado ou modificado no Diretório, a fim de torná-lo mais atual. A ideia é consolidar a revisão ainda este ano, com aprovação do Conselho Permanente da CNBB.

O que é o Diretório de Comunicação

O Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, documento de número 99 da CNBB, é destinado aos responsáveis que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade. O texto oferece conteúdos com referenciais comunicacionais, sociológicos, éticos, políticos, teológicos e pastorais.

O Documento foi aprovado em 2014 pelo Conselho Permanente da CNBB e tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial. Atualmente, o Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo.

São eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

O Grecom

São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e padre Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol.