Grecom dá continuidade na revisão do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil; capítulos 5 a 7 foram contemplados

O Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve mais uma vez reunido, virtualmente, nesta sexta-feira, 10 de junho, para dar continuidade ao debate em torno das propostas de revisão do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, documento de número 99 da CNBB.

Membros do Grecom

O Diretório é destinado aos responsáveis que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade. O texto oferece conteúdos com referenciais comunicacionais, sociológicos, éticos, políticos, teológicos e pastorais.

Na reunião, os membros estiveram concentrados na revisão dos capítulos 5, 6 e 7 do Diretório cujos títulos são: “O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora”; “Igreja e mídia”; “Igreja e mídias digitais”.

O encontro foi dedicado à avaliação pontual das correções, com as possibilidades de aprovação, desaprovação ou indicação de emendas.

O objetivo é que o Diretório seja apresentado ao episcopado brasileiro na próxima Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro.

O Diretório

O Documento foi aprovado em 2014 pelo Conselho Permanente da CNBB e tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.

Atualmente, o Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

Relembre o processo de aprovação do Diretório: https://www.cnbb.org.br/diretorio-de-comunicacao-e-aprovado-para-a-igreja-no-brasil/

O Grecom

São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol.