“Espiritualidade e Missão: Vida no Espírito como causa de amor” é tema da live “Mulheres na Missão”, desta segunda (09)

Para celebrar o mês das mães, este ano 08 de maio, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza na próxima segunda-feira (9), às 15h, a live “Mulheres na Missão – desafios e esperanças” vai tratar da temática: “Espiritualidade e Missão: Vida no Espírito como causa de amor”.

A convidada para o bate papo deste mês é a Irmã Lídia Rodrigues Marega da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado e pós-graduada em Missiologia pelo CCM/CNBB e FATEO, que vai partilhar um pouco sobre a sua reflexão missiológica, sobre a espiritualidade missionária e as esperanças despertadas que a impulsionam na missão em que está empenhada. Ir. Lídia vai falar ainda sobre sua reflexão acadêmica a partir do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação.

“A espiritualidade missionária se vivencia no amor a Deus e ao próximo. As missionárias e missionários de Jesus são convocados a uma prática missionária amorosa que vá de encontro com as realidades onde estamos inseridos. O Espírito está e age em tudo. Espiritualidade e missão exigem da missionária e do missionário uma nova consciência de integração com o Todo e, consequentemente, um olhar abrangente, um coração aberto para assumir compromissos em defesa da vida e do bem comum, como expressão de amor universal”, destaca ir. Lídia.

A mediação será da assessora de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e integrante da coordenação do Conselho Missionário Regional, Victória Holzbach e da assessora da comissão, irmã Sandra Regina Amado, que ressalta que a missão se fundamenta na fonte de amor que é Deus, cultivar uma espiritualidade missionária se torna indispensável na vida da missionária e do missionário. “O desafio e a esperança está em viver a espiritualidade missionária como vida no Espírito como causa de amor, doar a vida por amor aos irmãos e a toda a humanidade. Eis a nossa missão!”, diz.

De acordo com a comissão, esta edição vai abordar os desafios e as esperanças da missão num contexto de Ano Jubilar Missionário da Igreja do Brasil 2022. Ainda segundo a comissão, “Desafios se apresentam à ação evangelizadora da mulher na missão hoje”.

A live acontece às 15h, nas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook).

Série “Mulheres na Missão”

A série “Mulheres na Missão” foi iniciada em 8 de março de 2021 com o objetivo de dar visibilidade à contribuição da mulher na missão da Igreja no Brasil e no mundo já que na maioria das vezes, são as mulheres que levam em frente as atividades missionárias na Igreja.

A série “Mulheres na Missão” tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no brasil a partir do olhar feminino e concretiza a proposta de vivência da missão prevista no programa missionário nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).