Em rodada de encontros, Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais refletem sobre a pertença à Igreja

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, em duas etapas, sendo uma parte dia 4 e a outra dia 11 de novembro, a 13ª Reunião Anual de Dirigentes de Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais.

O encontro foi organizado pela Equipe de Articulação dos Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais da Comissão. No dia 4 de novembro participaram de 4 membros de cada movimento, entre os quais Renovação Carismática Católica (RCC), Movimento Apostólico de Schoenstatt, Sociedade de São Vicente de Paulo, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Focolares, Movimento Comunhão e Libertação,  Comunidades de Vida Cristão (CVX), Movimento Fé e Luz, Congregações Marianas do Brasil, Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito (CONISB), Obras Kolping Brasil e  Associação Aliança de Misericórdia.

O bispo de Uruguaiana (RS) e membro da Comissão e referencial para Movimentos Associações e Serviços Eclesiais, dom José Mário Angoneze fez uma exposição sobre o tema “Quem somos e o que fazemos?” seguida de uma partilha em grupos menores e de uma plenária que gerou um diálogo aberto e sincero deixando em todos o desejo de crescer no conhecimento recíproco.

“Somos parte da Igreja e não uma Igreja à parte”

A segunda etapa da reunião aconteceu no dia 11 novembro com uma live aberta aos membros dos diversos Movimentos, Associações e Serviços.

A fundadora do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Ângela Abdo, mediou o encontro que contou com participação de um grande número de pessoas e mais de 800 visualizações.

Inspirados pelo lema “Somos parte da Igreja e não uma Igreja à parte”, os palestrantes foram o bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Giovane Pereira de Melo,, o professor Laudelino Azevedo e a professora Roseli Cordeiro. De acordo a Marise Braga Severino, membro da Equipe de Articulação da Reunião, o bom êxito dos dois momentos que aconteceram foram “o resultado de um trabalho realizado em comunhão entre todos, de diálogo e escuta”.

Com informações da Marise Braga Sererino, pela Equipe de Articulação