Dom Walmor: horizonte do Documento de Aparecida é o convite à experiência de intimidade com Jesus Cristo

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu, nesta manhã de sexta-feira, a missa em ação de graças pelos 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), em 2007. Em sua homilia, destacou o convite a uma experiência de intimidade com Jesus Cristo como “horizonte bonito e iluminador” do Documento de Aparecida, texto conclusivo daquele encontro episcopal.

Ao comentar o Evangelho de hoje (Jo 14,1-6), no qual Jesus diz ‘não se perturbe o vosso coração’ e indica a si próprio como ‘o caminho, a verdade e a vida’, dom Walmor ressaltou o convite de Jesus para a experiência de intimidade, presente no documento de Aparecida.

“‘Não se perturbe o vosso coração’: é uma palavra do Senhor Jesus para nos remeter a uma experiência fundamental e importante na vida de todos nós como povo de Deus na Igreja. Sem essa experiência, teremos medos, nos acovardaremos, não seremos curados de nossos egoísmos e pretensões, Sem essa experiência de confiar nessa promessa fidedigna, nós fracassaremos. Faremos, talvez, muitas coisas, nos cansaremos, estaremos acabrunhados pelo peso de muitas preocupações, mas não seremos efetivamente os discípulos e discípulas Dele”, exortou.

Sem essa “intimidade profunda” com o Senhor, a Igreja poderá, segundo dom Walmor, ter grandes estruturas, grandes programas, “mas não cumpriremos, a caminho do Reino definitivo, a nossa tarefa missionária”. E sobre a missionariedade, o presidente da CNBB também destacou que ela “nasce desse convite de intimidade que o Senhor nos faz a cultivar com Ele”.

reprodução/TV Horizonte

Maria como inspiração

Dom Walmor destacou a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, neste 13 de maio. Os vários títulos de Nossa Senhora espalhados pelo mundo inteiro manifestam, segundo o arcebispo, as “delicadezas de Deus para conosco e com a sua Igreja, na proteção materna de Maria e na inspiração do seguimento de Jesus como discípula exemplar”.

reprodução/TV Horizonte

Itinerário para a experiência de discípulos missionários

Recordando a presença dos peregrinos no Santuário de Aparecida, há 15 anos, junto com os participantes da V Conferência, dom Walmor se dirigiu ao povo de Deus destacando dois sentimentos presentes nos corações ao entrar na casa da Padroeira do Brasil: gratidão e confiança. Junto a esses sentimentos, pediu para inscrever também nos corações o evento realizado há 15 anos.

Dar graças a Deus por esta experiência importante e bonita que inspira o caminho de nossa Igreja e nos dá um horizonte largo e um itinerário muito qualificado para vivermos a experiência importante e bonita de sermos, como o Papa Francisco nos chama, uma Igreja sinodal, uma Igreja que seja de comunhão, participação e de missão”.

O horizonte apresentado pela Conferência de Aparecida para a Igreja na América Latina traçou, segundo dom Walmor, algo que é essencial: “a nossa condição de discípulos e discípulas de Cristo Jesus, para sermos um povo missionário, capaz de ajudar o mundo a abrir-se ao amor de Deus, enquanto caminhamos para o Reino definitivo”.

Para o presidente da CNBB, que foi um dos delegados brasileiros na ocasião, “celebrar os 15 anos do Documento de Aparecida é reavivar no coração de cada um de nós a sua atualidade, suas interpelações, e a corajosa profecia de dar continuidade a um caminho. O documento “dá respostas concretas com indicações preciosas de como ser discípulos missionários de Cristo Jesus”.

Ao final, dom Walmor fez um convite para reavivar a experiência proposta em Aparecida.

“[…] a Igreja precisa e o Papa Francisco nos convoca a dar uma nova resposta. A Igreja no Brasil precisa de uma grande reação missionária na força do amor de Deus, sem disputas, sem fundamentalismos, sem polarizações, mas na força desse amor. Inspire-nos a amada mãe Maria e nossos corações se inflamem neste caminho para que nós possamos ajudar o mundo a abrir-se a esse amor que o Senhor nos convida a viver”.

Ouça a homilia na íntegra:

A eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Concelebraram a missa os arcebispos do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP), cardeal Orani João Tempesta e cardeal Odilo Pedro Scherer; o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado; o arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. E bispos que participam do 18º Encontro Nacional dos Presbíteros: o bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm; o bispo emérito de Caruaru (PE), dom Bernardino Marchió; o bispo auxiliar de Manaus (AM), dom José Albuquerque de Araújo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo emérito de Montenegro (RS), dom Paulo Antônio de Conto; e o bispo de União da Vitória (PR), dom Walter Jorge Pinto.

Foto: Manuela Castro/CNBB