Dom Eugênio Rixen recorda três marcos na atuação da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética entre 2003 e 2011

Em vídeo sobre os 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo emérito de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, recorda três marcos na atuação da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, no período em que foi o presidente da mesma, entre 2003 e 2011.

A articulação de dom Eugênio com os assessores e os bispos referenciais rendeu algumas realizações, como a publicação do Diretório Nacional de Catequese, em 2006, e do texto de Estudos sobre o Ministério de Catequista (Estudos CNBB n. 95), em 2008. Este foi relançado em 2021 por ocasião da publicação do Motu Proprio Antiquum Ministerium, documento com o qual foi instituído na Igreja o Ministério de Catequista.

Já em 2009, a Comissão animou as dioceses com a realização do Ano Catequético, cujo objetivo foi “dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”.

Seminário 70 anos CNBB

E neste contexto de memória e celebrações dos 70 anos da Conferência, o Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) realiza o Seminário 70 Anos CNBB, de 26 a 28 de julho.

O objetivo é contribuir na renovação da autocompreensão da CNBB, por meio da recuperação de elementos históricos de sua trajetória de 70 anos, para o aprimoramento do seu serviço à Igreja no Brasil e à sociedade.

A formação vai trabalhar com dois eixos temáticos: a contribuição da CNBB à ação evangelizadora da Igreja no Brasil e no diálogo da Igreja com a sociedade. A proposta é realizar uma abordagem histórico-teológico-pastoral, enfocando a contribuição da Conferência na recepção do Concílio Vaticano II.

As inscrições vão até o dia 10 de julho. O investimento é de R$100,00.