Diocese de Guarapuava (PR) estimula participação de pessoas com deficiência no processo de escuta do Sínodo dos Bispos 2023

Mergulhadas na fase diocesana do Sínodo 2023 prevista para acontecer até março de 2022, cada Igreja Particular no Brasil vai encontrando a melhor forma de realizar a escuta do Povo de Deus que vive em sua circunscrição. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, convocada pelo Papa Francisco, será realizada em 2023.

O Povo de Deus, em todo o globo, está convocado a participar, indicando quais caminhos a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e Assembleia ações. Esse caminho sinodal de três anos é articulado em três fases (diocesana, continental, universal), feito de consultas e discernimento, que culminará com a assembleia de outubro de 2023, em Roma.

Para que o Sínodo arquidiocesano aconteça é preciso a participação de todas as paróquias e comunidades. Em cada uma dessas realidades eclesiais existem necessidades e situações particulares. E é nesse contexto que a participação de pessoas com deficiência também é importante, porque ajudará as comunidades a rever as suas estruturas e a sua capacidade de acolhida.

Algumas dioceses já fizeram um belo caminho de inclusão das pessoas com deficiência no processo sinodal, abrindo espaço para acolhê-las e evangelizá-las, respeitando as diversas necessidades. Uma delas é a diocese de Guarapuava, no Paraná (PR), que promoveu lives formativas sobre o Sínodo dos Bispos, em janeiro, com tradução em libras.

A tradução em libras

Em entrevista ao portal da CNBB, Jorge Teles, jornalista na Rádio Cultura de Guarapuava PR e membro da Comissão de Comunicação da diocese, apontou que o Sínodo por si só “nos inspira à inclusão e que as falas do Papa Francisco motivam para que mais e mais pessoas estejam incluídas”. E foi nesse sentido, de acordo com ele, que a diocese de Guarapuava decidiu incluir traduções em libras nas lives formativas do Sínodo.

Ele explica que a diocese produziu quatro lives formativas. “A terceira e a quarta foram com tradução simultânea em libras. As duas primeiras não foram possíveis, mas nós estamos num processo de reedição desse material, com o apoio da Pastoral dos Surdos, para incluir a tradução também nessas duas primeiras lives. Depois todo esse material ficará disponível no Youtube oficial da diocese“, explica.

Jorge falou que, a princípio, a atitude era algo simples e pequena, mas que era feita com muito carinho e com a vontade de incluir mais e mais pessoas no dia a dia da Igreja.

Live sobre inclusão eclesial

Já a professora Simone Golinhaki e a leiga Beatriz Golinhaki, que participaram e organizaram a quarta live, com o tema “Inclusão Eclesial – Como as pessoas com deficiência física e psíquica podem ser incluídas no Sínodo?”, explicaram como se deu o processo de organização da iniciativa.

“Primeiro convidamos leigos e leigas que trabalham com pessoas com deficiência, na sequência, buscamos líderes de associações que atuam nessa área e que pudessem estar conosco. Também chamamos leigas que são atuantes em pastorais e movimentos e que são mulheres com deficiência, para estar conosco num encontro de preparação para essa live e, posteriormente iniciamos essas discussões, fazendo a live”.

Ambas afirmaram que, se uma Igreja sinodal é aquela que acolhe e inclui, não teria como falar sobre inclusão e anticapacitismo sem estar com os irmãos e irmãs que vivem essa caminhada no seu dia a dia. Para elas, a live foi “um primeiro passo”, pois agora irão desenvolver trabalhos dentro da caminhada sinodal, para identificar os obstáculos físicos, emocionais, sociais e espirituais que as pessoas com deficiência enfrentam nas comunidades e, por muitas vezes, não são acolhidas, ouvidas, reconhecidas e inseridas na caminhada pastoral.

As lives

• A primeira live teve como tema “O que é o Sínodo dos Bispos? Qual a proposta do Sínodo 2021-2023?”. Os convidados que abordaram a temática foram o bispo diocesano dom Amilton Manoel da Silva e José Lima, do CNLB de Guarapuava.

• A segunda live teve como tema “Sínodo e Sinodalidade: uma oportunidade de Renovação”. Os convidados foram o padre José Vitor, da Paróquia Divino Espírito Santo de Pinhão-PR, e padre Zdzislaw, da Paróquia Sant’Ana de Pitanga.

• A terceira live teve como tema “Sínodo 2021-2023: Reflexões sobre o processo de Escuta (Questionários)”. O convidado para abordar a temática foi o Seminarista Gelson, da etapa do discipulado.

• A quarta live teve como tema “Inclusão Eclesial – Como as pessoas com deficiência física e psíquica podem ser incluídas no Sínodo?”. Os convidados que abordaram a temática foram a professora Simone e a leiga Beatriz Golinhak.