“Deus quer nos ensinar a cuidarmos um dos outros”, diz Dom Ricardo em inauguração na CNPF

Uma missa e uma cerimônia marcaram a inauguração de novos espaços na sede nacional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), em Brasília, nesta quinta-feira (15). As estruturas estarão a serviço da Pastoral e de movimentos que atuam na evangelização e cuidado, promoção e defesa da vida e das famílias no Brasil.

A missa foi realizada no dia de Nossa Senhora das Dores. Durante a homilia, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, que presidiu a celebração, ressaltou que Cristo lembrou da família até durante a crucificação, quando entregou Maria a João e disse ao apóstolo que ela era sua mãe.

“É puro sentimento familiar. Nosso Deus quis nascer em uma família. O vínculo de família se estende a toda a humanidade. Se tem um caminho seguro para ter uma experiência de Deus, é nos vínculos de famílias que perseveram no amor”, apontou o bispo.

“Ao revitalizarmos este espaço, Deus quer nos ensinar a cuidar uns dos outros e a nos preocuparmos com nossos irmãos e irmãs”, completou o presidente da Comissão.

Dom Moacir Silva, dom Ricardo Hoepers, dom Joel Portella Amado e Padre Crispim Guimarães | Foto: Tómaz Alves/CNPF

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, abençoou a ermida construída no local e lembrou também tantas dores que as famílias passam atualmente. “Podemos ver a ação de Deus com este sinal de perseverança. Há uma diversidade de viver, pastoralmente, a família, mas essa diversidade se reúne em comunhão em mais um espaço que a família sabe que tem o seu ‘oásis’ para enfrentar as dificuldades”, destacou.

Além dos bispos, os casais coordenador e vice-coordenador nacionais da Pastoral Familiar, Solange e Alisson Schila e Milton e Lourdes Morais; o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães; representantes de movimentos e outros convidados participaram do momento.

Reforma

Realizada nos últimos meses, a reforma na sede da CNPF contou com a construção de um galpão para o armazenamento e expedição de publicações. Com isso, o auditório que ficava ocupado com caixas de livros foi reaberto para uso em reuniões. Foram construídas ainda duas suítes para receber coordenadores e assessores da Pastoral Familiar que estejam participando de alguma atividade em Brasília; e uma copa.

Na área externa, foi instalado um sistema de energia solar, com placas fotovoltaicas, e um sistema de irrigação para o jardim. Antes uma área vazia, o pátio tem a partir de agora um paisagismo com uma ermida ao centro. Nela, estarão uma imagem da Sagrada Família e relíquias do casal patrono do X Encontro Mundial das Famílias, Luiz e Maria Beltrame Quattrocchi.

Padre Crispim Guimarães | Foto: Tómaz Alves/CNPF

Antes da missa, padre Crispim Guimarães falou um pouco sobre a história da construção do espaço e agradeceu a todos os que participaram de alguma forma. Ele ressaltou que a casa está a serviço da Igreja no Brasil. “Este espaço representa continuidade de um trabalho que se iniciou há muito tempo com outros assessores, bispos referenciais, casais e famílias, e que precisa a cada tempo ser adequado para responder às necessidades das famílias, segundo os preceitos da igreja. Queremos ser esta casa que acolhe as famílias da Pastoral Familiar, dos movimentos, da Associação de Médicos, que acolhe tantas pessoas que querem servir”, enfatizou o Pe. Crispim Guimarães, assessor Nacional da Pastoral Familiar.

Por fim, o casal coordenador Nacional, Alisson e Solange Schila, disseram que este é um momento muito especial para a Pastoral Familiar. “É uma grande alegria estar aqui, representando todos os regionais, dioceses e comunidades”, afirmou Solange. “Sabemos que, de todos os recantos do país, podem chegar pessoas aqui que serão sempre acolhidas e como uma grande família, serão bem recebidas”, concluiu Alisson.

Solange e Alisson Schila, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar | Foto: Tómaz Alves/CNPF

Sede

Conhecida pela sigla Secren, a sede da CNPF e da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar está instalada num terreno cedido há mais de duas décadas pela arquidiocese de Brasília, no lote do Santuário do Santíssimo Sacramento, na quadra 606 Sul.

No local, a equipe de colaboradores atua no atendimento de agentes que fazem as formações do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf) e na produção, venda e expedição dos materiais que animam e conduzem a atuação da Pastoral em todo o Brasil.

O grupo, coordenado pelo secretário executivo, também dá suporte às atividades pastorais realizadas e na promoção de eventos, como as Semanas Nacionais da Família e da Vida, Simpósio e Congresso nacionais. Além disso, serão operacionalizadas as iniciativas de comunicação, como o portal Vida e Família e as redes sociais.