Curso sobre catequese missionária reúne catequistas, lideranças das diversas pastorais e movimentos

“Nós que trabalhamos na catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, nós formamos, preparamos para a missão. O discípulo missionário hoje é alguém que fez a experiência de Jesus Cristo, passou pelo itinerário de iniciação à vida cristã e deseja continuar anunciando o Cristo, morto e ressuscitado a outras pessoas”.

Foi com essas palavras que o padre Jânison de Sá, assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou o curso “Catequese Missionária” refletindo sobre o texto de Atos (2, 42-47) que traz  um retrato das primeiras comunidades cristãs.

“Catequese Missionária” é uma parceria do Centro Cultural Missionário (CCM) com a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. A iniciativa acontece de 8 a 12 de novembro, de forma online, e pretende ampliar a compreensão da temática, colocando em evidência sua relação fundamental com os diversos âmbitos da vida pastoral.

A proposta é promover uma visão a respeito da catequese como experiência querigmática e mistagógica, a serviço da Iniciação à Vida Cristã e das Comunidades Eclesiais Missionárias, cuja fonte é a Escritura e cujo fruto é a missão.

Do curso participam catequistas, lideranças das diversas pastorais e movimentos interessados em aprofundar a Palavra de Deus, participantes dos Conselhos Missionários, seminaristas, consagrados, ministros ordenados, religiosos (as), membros de institutos e novas comunidades.

Além do padre Jânison de Sá Santos e da Mariana Aparecida Venâncio, ambos assessores da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o curso conta com a assessoria das irmãs Sueli da Cruz Pereira, doutora em teologia e Maria Aparecida Barbosa, atuante nas áreas de catequese, bíblia e missão.

A Comunidade Eclesial Missionária, sujeito da catequese

O primeiro dia do curso foi dedicado à temática da comunidade eclesial missionária, sujeito da catequese. Como referência para o debate foram utilizados os documentos da CNBB de número 100 e 109, um que trata sobre a conversão pastoral da paróquia e outro sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 a 2023).

“É importante percebermos que o objetivo da catequese é, de fato, a transmissão da fé atendendo ao convite de Jesus: ide ao mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura e de fazer discípulo o discipulado”, salientou o padre Jânison.

Citando o decreto Adgentes, de número 2, o padre Jânison enfatizou aos participantes do curso que “a natureza da Igreja é a evangelização”.

Foram tópicos abordados no primeiro dia do curso a catequese comunitária; o catequista e sua formação e comunidade e cultura digital.

Catequese comunitária – Na ocasião foram apresentadas propostas para uma renovação catequética da comunidade paroquial, considerando os seguintes aspectos: a) comunidades de discípulos missionários, em que a comunidade vive a fraternidade mística, que se torna o primeiro e natural anúncio da fé; b) mentalidade missionária, em que amadure-se uma nova visão da realidade, passando para uma abertura à ação do Ressuscitado e do seu Espírito; c) propostas formativas de inspiração catecumenal, em que a comunidade siaba oferecer percursos formativos integrais nos quais seja possível acolher e aprofundar o querigma.

Padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB

Como urgência, padre Jânison apresentou aos participantes que deve-se criar ou fortalecer a comissão paroquial e diocesana de catequese de iniciação à vida cristã; envolver a comunidade eclesial missionária na catequese de IVC; priorizar pequenas comunidades eclesiais ao redor da Bíblia, dentre outras.

O catequista e sua formação – Padre Jânison salientou as características que um catequista deve ter. Ser testemunha da fé e guardião da memória de Deus foi um dos exemplos citados. Para além disso, o assessor ressaltou que o catequista deve ser “acompanhador e educador daqueles que lhe foram confiados pela Igreja”.

Catequese e Cultura Digital – Ainda em sua apresentação, padre Jânison afirmou que o digital está se estabelecendo como uma nova cultura, modificando a linguagem, moldando a mentalidade e reformulando as hierarquias dos valores. Trouxe também a reflexão sobre como se tornar uma presença evangelizadora no continente digital.

“A natureza da Igreja é a evangelização , a missão da Igreja é evangelizar, então essas novas tecnologias é um meio hoje para anunciarmos o Evangelho de forma leve, atraente, comovente”, disse.

Na sequência, os participantes puderam participar enviando questionamentos e partilhando suas reflexões.

Próximos temáticas

Nos próximos dias do curso, 10 e 11, serão refletidas outras temáticas. São elas:

• 3 – A Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
    Natureza, fundamento e método da inspiração catecumenal
    A relação entre o querigma e a Catequese a serviço da IVC
    A Catequese a serviço da IVC como processo evangelizador e missionário
  • 4 – Bíblia, Catequese e Missão
    As fontes da missão e do anúncio a partir do Novo Testamento
    A relação entre Bíblia e Catequese a partir dos documentos da Igreja
    Inspirações bíblicas para uma Catequese Missionária