Comitiva de representantes da CNBB, Cáritas Brasileira e Suíça, União Europeia e Unicef Brasil se reuniu em Ilhéus com o governador da Bahia

Na tarde da quarta-feira, 5 de janeiro, a delegação composta por representantes da CNBB, Cáritas Brasileira, Cáritas Suíça, União Europeia e Unicef Brasil se reuniu em Ilhéus com o governador da Bahia, Rui Costa, os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, prefeitos e deputados da região, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O objetivo do encontro foi discutir a situação das pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado. Na oportunidade, o grupo partilhou as impressões coletadas a partir do acompanhamento presencial nas comunidades visitadas em Ilhéus, Itabuna e Itajuípe.

Dentre as pautas levantadas na conversa, foi apontada a necessidade do desenvolvimento de um sistema de cadastramento unificado, no intuito de evitar a duplicidade de informações; estratégias que promovam a capilaridade do atendimento, a fim de se alcançar as comunidades mais isoladas, garantindo assim que toda a população seja contemplada pelas doações; a necessidade de se criar soluções que evitem que as pessoas atingidas entrem em situação de risco novamente – por exemplo, com a construção de moradias e a busca por aluguel social em locais fora das áreas de potencial alagamento.

Prevenção contra novos desastres

Segundo o bispo da diocese de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, é preciso também que se adotem medidas de prevenção de desastres como o que assolou o estado da Bahia no último mês – e que se agrava no Norte de Minas Gerais e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O bispo da diocese de Teixeira de Freitas, dom Jailton de Oliveira Lima, lembrou que a Igreja tem chegado a vilarejos longínquos, os quais, muitas vezes, não são acessados pelo poder público, reforçando o propósito de unir forças e vontades para a recuperação da vida e das condições materiais e emocionais do povo baiano.

Mais cedo, no período da manhã, a comitiva conheceu o abrigo improvisado no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera, município de Itabuna, e conversou com as pessoas acolhidas no local.

Com informações e foto  da Paula Lanza, Ascom da Cáritas Nacional