Comissão para Vida e Família está reunida, nesta sexta-feira (18), para primeira reunião ordinária de 2022

Bispos, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral Para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Crispim Guimarães e o casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Katia Stolf estão reunidos presencialmente na sede da entidade, nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária de 2022.

Na pauta, informes sobre os subsídios Hora da Vida e Hora da Família; a atualização do diretório da Pastoral Familiar que será desenvolvido no 2º semestre de 2022; encontro com os Movimentos; Simpósio Nacional da Família e Peregrinação; Assembleia Nacional da PF 2022, em Florianópolis (SC) e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

Foto: CNBB

O bispo de Rio Grande e presidente Comissão Para a Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers deu boas vindas a todos e celebrou a retomada da reunião presencial depois de quase dois anos só de encontros virtuais.

“Esta reunião vai ajudar muito a nos organizarmos para os eventos que teremos esse ano, como a Assembleia Nacional da PF 2022, em Florianópolis (SC) e o encontro mundial que ocorrerá no fim da nossa gestão na comissão, fechando com chave de ouro”, disse.

O assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, apresentou um relatório sobre a administração da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (SECREN) – o órgão executivo e administrativo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Além do casal coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Katia Stolf, que fez a oração para dar início aos trabalhos, participaram os outros bispos membros da comissão, dom Armando Martín Gutierrez, bispo diocesano de Bacabal (MA) e dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano de Campo Mourão (PR).

Encontro com os Movimentos

Neste sábado, 19 de fevereiro, a comissão vai realizar um encontro com os Movimentos ligados a Pastoral Familiar. Na pauta, reflexões sobre Sinodalidade, o X Encontro Mundial das Famílias, Movimentos: Como celebrar nas comunidades-inserção dos Movimentos?, e o XVI Congresso Nacional das Famílias. Além de uma apresentação sobre a Pastoral Familiar e a inserção nas paróquias do Programa Comum com os Movimentos.

Hora da Família

O Hora da Família para a Semana Nacional da Família de 2022 tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis (SC). São oferecidos sete roteiros para os encontros da Semana Nacional da Família e uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

Hora da Vida

Realizada de 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida é oportunidade para os católicos celebrarem através da oração, da escuta da Palavra e da solidariedade para com os mais vulneráveis.  O material contém roteiros para cada dia da semana e para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.

Adquira

Os subsídios Hora da Família e Hora da Vida estão disponíveis na versão impressa, na loja virtual da Pastoral Familiar (aqui) e na versão digital, pelo app Estante Pastoral Familiar.