Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada esteve empenhada em cultivar e animar as vocações em 2021

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil.

Em 2021, procurou oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da Pastoral Vocacional (PV) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV), bem como acompanhamento da formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Confira algumas das ações realizadas em 2021:

25º DIA DA VIDA CONSAGRADA

A Igreja celebrou no dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação de Jesus no Templo, o 25º Dia da Vida Consagrada. A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, divulgou uma carta unindo-se de forma muito especial, aos consagrados, em seu louvor e súplica.

Na carta, a Comissão salienta a importância desse Jubileu de Prata, quando a humanidade vive grande aflição, onde “está sendo particularmente evidente a necessidade da presença iluminadora do Carisma da Vida Consagrada na Igreja e no mundo”. Confira a carta (AQUI).

MÊS VOCACIONAL 2021

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão apresentou o cartaz do Mês Vocacional de 2021. O tema vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é ““Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Cartaz do Ano Vocacional

O cartaz foi aprovado na reunião dos presidentes dos organismos que compõem a Comissão, realizada no dia 19 de fevereiro. Participaram todos os membros da Comissão (dom João Francisco Salm, dom José Albuquerque, dom João Inácio Muller, dom André Vital Félix, padre João Cândido e padre Juarez Destro) e todos os presidentes dos organismos (CND – diácono Francisco; CNP – padre Adelson; CNISB – Guadalupe; CRB – irmã Maria Inês; OSIB – padre Jerônimo; SAV/PV – Edna e padre Zezinho.

Clique (aqui) e baixe o cartaz.

Terço vocacional – Para dar início as comemorações do Mês Vocacional, a Comissão, juntamente com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil, realizou uma celebração de abertura com um terço vocacional. A transmissão foi feita no dia 31 de julho, às 17h, por meio das redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) e Edições CNBB (@cnbbedicoes).

O momento teve uma acolhida e motivação inicial que foi feita pelo bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque. O início do terço vocacional e o anúncio de cada ministério foi feito pelo assessor da Comissão, o padre João Cândido Neto.

Os demais mistérios foram rezados por membros do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil. E dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, encerrará o momento.

REUNIÃO COM BISPOS REFERENCIAIS DOS REGIONAIS

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realizou em março, uma reunião virtual com os bispos referenciais dos regionais. Na pauta, troca de experiências, o mês vocacional e a proposta do ano Vocacional 2023.

Na abertura, dom João Francisco Salm, presidente da Comissão, informou que o motivo da ocasião era o de fazer uma partilha e informar a todos os presentes sobre o que a Comissão Nacional planeja, pensa e discute. “Isso nos aproxima e dá um pouco de consistência aos nossos trabalhos”, disse.

Na reunião, cada bispo teve a oportunidade de se apresentar e falar um pouco sobre a realidade em seu âmbito.

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL (SAV/PV)

A Coordenação Nacional do Serviço de Animação Vocacional e/ou Pastoral Vocacional (SAV/PV) realizou nas manhãs de segunda e terça, 15 e 16 de março, uma reunião virtual com os coordenadores dos regionais. Na pauta: o mês vocacional e subsídio, partilha dos organismos e regionais e o processo eletivo para a escolha dos novos membros da coordenação.

Saiba quem são:

ANO VOCACIONAL 2023

Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que deverá ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, a Comissão escolheu e divulgou nesta terça-feira, 13 de julho, como tema do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

REUNIÃO AMPLIADA

De 6 a 9 de setembro, aconteceu a Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta reunião acontece sempre anualmente, no segundo semestre, por volta de setembro ou outubro.

A reunião ampliada reuniu 68 pessoas com representação da Comissão Nacional dos Diáconos, Comissão Nacional dos Presbíteros, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil, Conferência dos Religiosos do Brasil, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional. Participaram ainda os quatro bispos e dois padres assessores que integram a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

De acordo com o bispo de Tubarão (SC) e presidente da Comissão, dom João Francisco Salm chama-se “ampliada” quando se consideram, além dos seis membros da Comissão propriamente dita, também os Organismos que a compõem. Inclui-se, ainda, como membros parceiros, como o IPV.

 

 

 

Fonte: CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS