59ª AG: Texto sobre a animação bíblica tem anseio que a Palavra de Deus tenha lugar de maior protagonismo

Entre os temas que serão votados na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está o Texto de Estudos número 114, sobre a “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. Após as contribuições recebidas do episcopado e de outros grupos eclesiais, poderá se tornar um documento da CNBB.

Segundo o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, esse reconhecimento do texto como documento da Conferência faz crescer “grandemente o compromisso do próprio episcopado com a causa documentada”.

O arcebispo ressalta que o texto “anseia que a Palavra de Deus tenha um lugar de maior protagonismo nas motivações e inspirações e projetos evangelizadores da nossa Igreja”.

Essa ideia está presente desde o Sínodo da Palavra de Deus e o seu documento final, no qual o Papa Bento XVI escreveu na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, em 2012, que era da natureza da própria Igreja deixar-se animar pela Palavra em todos os seus projetos evangelizadores.

A ideia do documento é recuperar a motivação inicial de fazer a Bíblia “circular com grande familiaridade” e também colocá-la no centro, como é a proposta da catequese iniciação à vida cristã.

Indicações

Perguntado sobre as principais indicações do documento, dom Peruzzo afirma que “precisamos ser uma Igreja que deixa o Senhor lhe falar e é preciso acolher sua Palavra, ouvi-lo antes”. Assim, a principal indicação é que “cresçamos nesse projeto de colocar a Palavra de Deus no centro de tudo o que quisermos como Igreja”.

O texto não indica inovações, segundo dom Peruzzo. “Aquilo que já se faz, não é preciso inventar algo novo, mas tudo o que fizermos que a Palavra seja a grande inspiração e o grande critério”, explicou.

Confira as reflexões de dom Peruzzo:

Fonte: CNBB