Acolhida do novo bispo de Grajaú, Dom Franco Cuter em frente a Catedral Nosso Senhor do Bonfim (Arquivo Diocesano)

A Diocese de Grajaú, através do bispo, Dom Rubival Cabral Britto, manifesta pesar e solidariedade cristã ao clero, religiosos(as), seminaristas, familiares, amigos e a todos os fiéis da diocese, por ocasião do falecimento do Bispo Emérito, Dom Franco Cuter, ocorrido na noite do sábado (28/09).

Leia mais

Nota Oficial da Diocese de Grajaú sobre o falecimento de Dom Franco Cuter

VIDA

Filho de José e Ângela, Dom Franco Cuter nasceu dia 28 de julho de 1940 em Gazzaniga-BG – Itália.

Após ter cursado o primário na sua cidade natal, frequentado o ensino fundamental no seminário capuchinho em Albino. No ano de 1957 ingressou no noviciado em Lovere e prossegue os estudos filosóficos e teológicos nos conventos de Cerro Maggiore, Cremona, Bergamo e Milão onde no dia 26 de março 1966 na Igreja de Santo Ambrósio foi ordenado sacerdote.

Gazzaniga-BG – Itália, cidade natal de Dom Franco

Em Roma no Pontifício Ateneu Antoniano conseguiu o mestrado em Teologia, e em Milão na Universidade Católica do Sagrado Coração consegue o doutorado em Filosofia.
Desenvolveu sua atividade como docente e formador no seminário capuchinho de Varese.

VOCAÇÃO E MISSÃO

Impelido pelo chamado missionário, pediu aos superiores da ordem para ser enviado à missão capuchinha no Brasil, chegando em São Luís em 1982. Por vários anos desenvolveu uma intensa atividade como formador dos postulantes e vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Anil-Arquidiocese de São Luís.

Em janeiro de 1989 foi eleito vice-provincial da Vice Província Maranhão-Pará e desenvolveu este serviço de animação durante seis anos. Em 1995 é nomeado pároco do Anil.

A vivência no sacerdócio o levou à nomeação episcopal em 21 de janeiro de 1998 onde foi nomeado bispo da Diocese de Grajaú pelo Papa João Paulo II, seu lema episcoal”__” indicava como seria o seu ministério, aos 19 de março de 1998 ocorreu sua posse da Diocese de Grajaú-MA.

BUSCA PELA NOVA EVANGELIZAÇÃO

Suas obras tanto materiais como espirituais merecem louvor e eterna gratidão de seu povo:

Semana Missionária nas Paróquias Nosso Senhor do Bonfim e São Francisco de Assis; Grajaú-MA

Dom Franco convocou toda a Diocese para que, a partir do Grande Jubileu do ano 2000, as Santas Missões Populares fossem o eixo central de toda atividade pastoral. Foi muito bonito ver as inúmeras Comunidades das Cidades e do Interior se mobilizar neste Grande Mutirão de Evangelização.

Animou e incentivou a realização de 15 grandes semanas missionárias em 10 paróquias de nossa Diocese que, através da proposta das Santas Missões Populares, responderam ao urgente convite de Jesus de levar a Boa Notícia a todos, em modo particular aos mais afastados, levando em frente o seu compromisso missionário.

Como fruto deste compromisso foi realizado o Congresso Eucarístico Diocesano em Tuntum, reunindo todo o Povo de Deus presente na Diocese ao redor da Eucaristia com o intuito de fortalecer nossas comunidades.

Missa de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano em Tuntum-MA (Arquivo Diocesano)

Nas suas cartas pastorais exortou e valorizou a presença e o testemunho dos leigos e leigas cristãs e convida toda Diocese a assumir com coragem a instituição de verdadeiros ministros leigos para melhor servir nossas comunidades.

O ano de 2003 foi marcado pela conscientização sobre o grande projeto dos Ministérios Leigos na Diocese e em janeiro de 2004 foi realizada a primeira etapa de formação dos mesmos, criando o Seminário Santo Estêvão no Centro Diocesano de Pastoral em Barra do Corda. Em julho de 2010 ordenou os primeiros diáconos permanentes da Diocese.

Ordenação dos Diáconos Permanentes da Diocese de Grajaú (Francisco Matias/Pascom)

Dom Franco com paciência ilimitada, dedicação extremada, serviu esta população ainda carente na forma evangélica e ofereceu sua existência para “garantir o pastoreio na fidelidade à pessoa de Jesus Cristo”.


Dom Franco

  • Criou a Paróquia São Francisco de Assis no bairro Canoeiro em Grajaú (1999);
  • Construiu o Seminário Maior “Papa João XIII” em São Luís (2003);
  • Construiu a Grota da Luz Frei Alberto Beretta (2004);
  • Criou da Paróquia São João Batista em Formosa da Serra Negra (2005);
  • Apoiou a esplendorosa reforma da nossa Catedral (2004-2006);
  • Incentivou e apoiou as Escolinhas (creches) de Grajaú, Joselândia e Presidente Dutra.
  • Criou da Paróquia Santa Gianna Beretta Molla em Barra do Corda (2009);
  • Criou da Paróquia São Francisco e São José Operário em Presidente Dutra (2014).
Reforma geral da Catedral Diocesana de Grajaú (Francisco Matias/Pascom)

 

No dia de sua posse Episcopal, se dirigiu aos irmãos e irmãs com estas palavras:

Ordenação Episcopal de Dom Franco em Grajaú-MA (Arquivo Diocesano)

“Irmãos e irmãs,
A todos meu fraterno abraço em Cristo Jesus!
Quero expressar minha alegria e meu agradecimento a Deus por ter sido chamado a participar da vida e da caminhada desta Igreja particular de Grajaú.
Junto com Maria, Mãe de Jesus e da comunidade cristã, peçamos ao Espírito Santo que nos fortaleça, ilumine e ajude na fidelidade de nossa vocação de testemunhar e tornar presente Jesus Cristo, para que n’Ele e por Ele todos tenham vida e a tenham em abundância.
Deus nos abençoe e nos guarde no seu amor! –
Dom Franco Cuter”.

O ministério de Dom Franco foi pautado pelo princípio evangélico da opção preferencial pelos pobres. Viveu para servir, com total entrega, à porção do povo de Deus que lhe foi confiado. Dentre tantas virtudes, destacavam-se: homem de humildade, oração, misericórdia e de luta pela justiça social, principalmente em defesa aos pobres; pai de uma sensibilidade humana encantadora e verdadeiro exemplo de cristão.

Deus seja louvado pelo chamado e envio Dom Franco a serviço da Igreja, de modo particular, à Igreja de Grajaú do Estado do Maranhão.

Bendigamos ao Senhor por sua vida. Que seu legado continue a ressoar, aumentando seu alcance e inspirando os fiéis ao mesmo empenho no anúncio e vivência do Evangelho. Que os frutos colhidos ao longo de sua vida se tornem novas sementes a serem lançadas no solo fértil da existência humana.

Elevemos aos céus nossas orações de sufrágio em favor de sua alma: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.

Veja fotos

Velório de Dom Franco na Itália (veja fotos)