Possibilidade de reabertura gradual das missas com o povo é tema de encontros dos Vicariatos da Diocese de Grajaú

Párocos e administradores das paróquias e áreas pastorais que formam os vicariatos São Lucas e São Marcos, se reuniram na manhã deste sábado (04/07), com representantes da Vigilância Sanitária para elaboração do protocolo com as medidas sanitárias que assegurem a possível retomada gradual das atividades paroquiais, com a presença dos fiéis.

Em sua missa diária transmitida direto da Capela São José na Cúria Diocesana de Grajaú, o bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto, disse que os encontros devem iniciar um projeto que criará um protocolo de como será futuramente a vivencia da comunidade eclesial missionário. “Até momento permanece tudo como está, desde do 20 de março, data do último decreto com as orientações; depois do dia 14, veremos a possibilidade de um horizonte, de data para iniciarmos de forma progressiva e gradual a nossa caminhada presencial na celebração da eucaristia”, explicou.

Assista o vídeo e veja o recado completo do bispo diocesano:

Santa Missa na Capela São José (Cúria Diocesana) aos 03/06/2020

A reunião do Vicariato São Lucas aconteceu no Centro de Pastoral Dom Emiliano Lonati, bairro Cidade Alta em Grajaú, e contou com a presença dos profissionais da saúde do município de Grajaú, que explicaram sobre as medidas que devem ser adotadas com a retomada gradual das atividades. Os párocos falaram de suas realidades, das várias necessidades, e dos desafios que serão enfrentados diante da pandemia do novo coronavírus.

Com a participação dos representantes do Hospital Socorrão de Presidente Dutra, da secretaria municipal de Saúde, profissionais da saúde, da educação e da Pastoral da Comunicação, a reunião do Vicariato São Marcos no salão paroquial da Paróquia São Sebastião em Presidente Dutra, partilharam o cenário atual a luz do tema “Pandemia: Realidade e perspectivas”.

Para padre Jandeilson de Alencar, vigário forâneo do Vicariato São Marcos, esse tempo de pandemia que estamos vivendo, é um tempo de cuidar dos irmãos, os mais necessitados, especialmente do povos indígenas, que estão sendo os mais afetados pelo Covid-19, além do preconceito.

As propostas foram discutidas e serão apresentadas ao bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto, que emitirá uma posição oficial e definitiva e ainda sem uma data prevista sobre a reabertura das igrejas, seguindo as recomendações sanitárias para a retomada das celebrações eucarísticas com o povo.

Os vicariatos São João e São Mateus promovem suas reuniões na próxima semana.

Cidades e Paróquias que foram o Vicariato São Lucas:

GRAJAÚ 

  • Paróquia Nosso Senhor do Bonfim  – Catedral
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Expoagra
  • Paróquia São Francisco de Assis –  Canoeiro 
  • Área Pastoral Ressurreição do Senhor – Extrema
  • Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição – Alto Brasil

 

ITAIPAVA DO GRAJAÚ 

  • Paróquia São Pio de Pietrelcina

 

FORMOSA DA SERRA NEGRA

  • Paróquia São João Batista

 

SÍTIO NOVO 

  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição

 

ARAME 

  • Paróquia São Francisco de Assis

 

Cidades e Paróquias do Vicariato de São Marcos:

PRESIDENTE DUTRA

  • Paróquia São Sebastião – Centro
  • Paróquia São Francisco de São José Operário

 

TUNTUM

  • Paróquia São Raimundo Nonato

 

SANTA FILOMENA

  • Área Pastoral Santa Filomena

Com informações dos jornalista e agente da PASCOM, Ana Carolina (Grajaú) e Aquiman Costa (Presidente Dutra)

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS