Lançado o subsídio de formação “Itinerário do Processo de Reabertura Gradual das Atividades da Diocese de Grajaú”

Baixe aqui o livreto para impressão

Baixe aqui o livreto digital

A Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Grajaú, lançou nesta semana o subsídio de formação “Itinerário do Processo de Reabertura Gradual das Atividades da Diocese: Formação dos Discípulos Missionários em tempo de pandemia: Quem Ama Cuida”.

“O povo de Deus de nossa diocese terá em mãos itinerários de reflexão, oração, espiritualidade e organização nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades para bem fazermos o retorno gradual de reabertura das atividades de cada Paróquia, em comunhão com as orientações da Organização Mundial da Saúde e seguindo os decretos do Governo do Estado do Maranhão, Diocese e prefeituras de cada Município”, lembrou Pe. Sérgio Galina, coordenador diocesano de pastoral.

Produzido pela Coordenação Diocesana e pelo Secretariado executivo; diagramado pela PASCOM, o livreto será distribuído em dois formatos: para impressão nas paróquias, e digital para os aparelhos celulares, podendo ser compartilhados no aplicativo do whatsapp, site e rede sociais da diocese.

Para o bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Brito, o Itinerário, é um tempo de escuta atenta e de acolhida daquilo que o Espírito Santos nos diz nos Atos dos apóstolos cap.4,34-35 “Na igreja vivida nas casas, ninguém passava necessidade, pois tudo era partilhado conforme a necessidade de cada um.”

No subsídio é formado pelo Projeto de Retomada Gradual das Atividades Pastorais da Diocese de Grajaú (Decreto Diocesano, nº 011/2020); pelo Itinerário do Processo de Reabertura Gradual das Atividades da Diocese de Grajau – Cuidar em tempo de Pandemia com quatro encontros com os seguintes temas:

1º ENCONTRO: “Ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho”.

2º ENCONTRO: A Igreja nas Casas – Primeira Comunidades.

3º ENCONTRO: Tema da Campanha da Fraternidade 2020 – O Bom Samaritano.

4º ENCONTRO: Momento Orante do Itinerário de Reabertura Gradual das Atividades.

Aos Padres, Diáconos Permanentes, Religiosos e Religiosas, aos Cristãos Leigos e Leigas e suas Organizações da Diocese de Grajaú foi dirigida uma carta motivando o uso do subsídio neste mês de agosto.

Leia a Carta da íntegra

Paz e Bem!

A Diocese de Grajaú, através da Coordenação de Pastoral, Vicariatos e PASCOM, faz a entrega do Itinerário do Processo de Reabertura Gradual das Atividades da Diocese: Formação dos Discípulos Missionários em tempo de pandemia: Quem Ama Cuida. São itinerários de reflexão, oração, espiritualidade e organização nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades para bem fazermos o retorno gradual de reabertura das atividades de cada Paróquia, em comunhão com as orientações da Organização Mundial da Saúde e seguindo os decretos do Governo do Estado do Maranhão, Diocese e prefeituras de cada Município(s).

O Itinerário é um tempo de escuta atenta e de acolhida daquilo que o Espírito Santos nos diz nos Atos dos apóstolos cap.4,34-35 “Na igreja vivida nas casas, ninguém passava necessidade, pois tudo era partilhado conforme a necessidade de cada um.” Através da realidade pandemia coronavírus que nos cercam e nos faz repensar, um novo jeito de vivermos a missão. Tudo isso nos interpela, nos faz refletir sobre o que está acontecendo na nossa Igreja, Família, Sociedade, País e Mundo. A descida do Espírito Santo, ensina, pedagogicamente, que Deus é o Criador e Sustentador das leis que regem o Mundo.

Portanto nosso material propõe um novo olhar a partir dos Discípulos de Emaús, do Início da Igreja e do Bom samaritano que nos desafia a cuidar primeiro de nós mesmo, da casa comum e do irmão. Aproveitemos esse mês de agosto, rico em diversas vocações da Igreja, para nos conscientizarmos das situações apresentadas nesse período de Pandemia e distanciamento Social, que desafiam a buscarmos novo jeito de ser Igreja, seja com nossa presença amorosa, cuidadosa ou na ação missionária da Diocese de Grajaú como um todo. Como discípulos itinerantes, perguntamos também: “Não Ardia o nosso coração quando ele nos falava?” O material proposto nos convida a fazermos juntos(as) esse itinerário de cuidado, como Igreja, como Cristãos Batizados na Diocese de Grajaú, formado discípulos, de comunhão, conversão e renovação missionária. Como fazer isso? Com: cada grupo, pastoral, movimento, comunidades por meio do estudo, reflexão, escutando, participando ajudando e no final o próprio processo, vai nos apontando as respostas dos caminhos a serem percorridos. Boa Caminhada Itinerante.

Coordenação Diocesana de Pastoral

Secretariado Executivo de Pastoral