Diocese de Grajaú realiza 2ª Romaria Vocacional Diocesana ao Santuário Nossa Senhora Mãe do Divino em Presidente Dutra

“Batizados e Enviados, a Igreja de Cristo em Missão no mundo” foi o tema central da segunda Romaria Vocacional Diocesana que aconteceu no sábado (30/11) no Santuário Nossa Senhora Mãe do Divino, localizado na Paróquia São Sebastião em Presidente Dutra-MA.

O evento que celebrou o encerramento do Ano Vocacional e o Dia Nacional da Juventude (DNJ) contou com a participação de centenas de pessoas, entre elas jovens vindos das 16 paróquias e áreas pastorais da diocese. Às 8h as caravanas foram acolhidas com um gostoso café da manhã oferecido pela Paróquia São Francisco e São José no Colégio Tereza de Oliveira. Logo em seguida uma bonita apresentação do Setor Juventudes de início a programação; o Ministério de Música da Renovação Carismática Católica (RCC) e equipe de canto da Romaria fizeram uma contagiante animação.

Dom Rubival Cabral Britto durante bênção de abertura da Romaria (Foto: Nielson Pires)

Bastante entusiasmado, o Bispo Diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, proferiu a benção que deu início a caminhada rumo ao Santuário Nossa Senhora Mãe do Divino. Durante o percurso o Corpo de Bombeiros Civil de Presidente Dutra deu apoio aos participantes que com muita animação, louvaram, rezarão e refletiram sobre o ano vocacional.

Romeiros pelas ruas da cidade de Presidente Dutra (Foto: Nielson Pires)

A Igreja do Santuário, ficou harmoniosa com a presença dos vários fiéis que foram acolhidos pela comunidade local. Dom Rubival presidiu a Santa Missa, concelebrada por Pe. Pe. Weslly Melo da Silva, assessor do Serviço de Animação Vocacional (SAV); Pe. Sérgio Gallina, coordenador diocesano de Pastoral; Pe. Jandeilson Rodrigues, pároco da Paróquia São Sebastião e demais padres das várias paróquias da diocese. Durante a celebração, os presentes foram convocados a ser verdadeiros seguidores do Mestre, tal como foi Santo André Apóstolo, correspondendo ao chamado que Jesus nos faz todos os dias: Vem e segue-Me, farei de ti pescador de homens.

Santa Missa de encerramento da Romaria Vocacional (Foto: Nielson Pires)

A assessora diocesana da Pastoral da Juventude, irmã Lizandra e um seminarista da Diocese de Guarabira, partilharam durante um momento de oração, suas experiências de vida e sobre o chamado a trabalhar na messe do Senhor.

Em sintonia com a Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma Nova Vocação”, ocorreu um momento simbólico onde cada representante paroquial, recebeu das mãos do bispo, uma planta simbolizando as sementes a serem cuidadas para que assim possam dar bons frutos, bem como no coração de cada comunidade fazer brotar novas vocações, na partilha de fé e do testemunho,  motivando a oração pelas vocações.

Dom Rubival entrega uma plantinha a cada Paróquia durante celebração (Foto: Nielson PIres)

Ao final o pastor diocesano, agradeceu a boa acolhida das Paroquias São Sebastião, São Francisco e São José, aos jovens representando o Setor Juventudes, ao assessor do SAV, que animou e motivou a caminhada vocacional, a todos os leigos e leigas, religiosos e religiosas, e padres que vieram das 16 paróquias e áreas pastorais da Diocese para participarem da romaria.

Bispo Diocesano anuncia a próximo Romaria para 2020 (Foto: Nielson Pires)

Com o coração agradecido Dom Rubival anunciou a 3ª edição da Romaria Diocesana em 2020, que será com tema central “Catequese: Iniciação à Vida Cristã”, uma das prioridades do Plano Diocesano de Pastoral. A primeira romaria aconteceu em novembro de 2018 em Presidente Dutra para celebrar o encerramento do ano do Laicato.

Veja todas as fotos no Google Photos; Clique aqui

Pastoral da Comunicação (PASCOM)