Coordenação da PASCOM avalia e planeja caminhada diocesana

Com o objetivo de apresentar a nova representante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Vicariato São Mateus, que compreende as Paróquias Santa Cruz, Santa Gianna Beretta Molla, Santa Luzia, São José e São Miguel, em Barra do Corda-MA; da Paróquia São Paulo Apóstolo em Fernando Falcão-MA; e da Paróquia São José da Providência em Jenipapo dos Vieiras-MA, como também avaliar as ações de comunicação realizadas nas paróquias e áreas pastorais neste tempo de pandemia, a coordenação diocesana da PASCOM reuniu virtualmente pelo aplicativo ZOOM, na noite da terça-feira (14/07/2020).

Estiveram reunidos a coordenadora diocesana e representante do Vicariato São Marcos, Elsilene Lima; Francisco Matias, representante do Vicariato São Lucas; Daniel Silva, representante do Vicariato São João; Genilda Souza, representante do Vicariato São Mateus; e o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, que aproveito a ocasião para apresentar o protocolo diocesano para reabertura gradual das missas e atividades pastorais com a presença dos fiéis, por meio do Projeto de Formação Discípulos Missionários em Tempo de Pandemia: “Quem Ama Cuida”.

Dom Rubival agradeceu o trabalho de doação e missão de todos os agentes da PASCOM, citou alguns momentos que ele vivenciou durante este trabalho, que fortalece e anima a todos para sermos discípulos e missionários.

O ponto alto da reunião foi a avaliação das ações voluntárias dos leigos e leigas, especialmente da juventude, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com o novo cenário, as paróquias e áreas pastorais entraram nas redes sociais para levar a mensagem salvadora de Jesus Cristo através da transmissão da Santa Missa, criando uma rede virtual em toda a diocese. Foi destacando as ações que motivaram os jovens da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida em Dom Pedro que criaram uma rádio online, a Web Rádio Mãe Aparecida (Ouça aqui).

Outas ações que merecem destaque foi a transmissão da missa via as rádios e tvs locais; e a transmissão diária da Santa Missa direto da capela São José, na Cúria Diocesana de Grajaú, presidida pelo bispo diocesano, Dom Rubival.

Durante as discussões das pautas, houve o repasse dos encaminhamentos da reunião da coordenação regional da PASCOM; início do planejamento em tempo de pandemia; e a reflexão sobre as atribuições dos coordenadores dos vicariatos.

Para a coordenadora diocesana, a reunião foi urgente e necessária para discutir sobre a articulação e organização da PASCOM nas paróquias e áreas pastorais da diocese. “Foi gratificante partilhar nossas experiências neste tempo tão difícil em que estamos vivendo; e ao mesmo tempo, um momento para agradecer a Deus, pelas sementes plantas, e pelos frutos que aos poucos estamos colhendo. Que o Senhor nos conceda sempre a graça de partilhar mais momentos como estes; pois nossa vida é comunicação, e sejamos sempre testemunhos de sua palavra que é viva e eficaz”, comentou Elsilene.