Com grande júbilo, a nomeação do monsenhor Giuseppe Luigi Spiga como bispo da Diocese de Grajaú (MA), anunciada pelo Sumo Pontífice no dia 17 de fevereiro de 2025, foi recebida com alegria e esperança. Em comunhão fraterna, os bispos da Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestaram suas saudações ao novo pastor da diocese. Confira a mensagem na íntegra:
Mensagem de acolhida ao novo bispo da diocese de Grajaú
São Luís, 17 de fevereiro de 2025
Nós, bispos do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compartilhamos da alegria da Igreja particular de Grajaú pela nomeação do seu novo bispo diocesano, monsenhor Giuseppe Luigi Spiga. Em espírito de comunhão, saudamos o novo irmão que chega para somar ao pastoreio da Igreja no Maranhão.
Agradecemos imensamente ao padre Weslly Melo, que esteve na administração da diocese nesses últimos meses, enquanto a diocese esteve vacante com a transferência de dom Rubival Britto para a diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), em maio de 2024.
Fazemos votos que monsenhor Giuseppe Luigi Spiga, possa realizar um fecundo pastoreio entre nós, fortalecendo a comunhão existente em nosso episcopado e, ajudando a criar no Regional cada vez mais uma Igreja com rosto amazônico, e que iluminados pelo Jubileu de Esperança caminhemos firmes e em unidade com a Igreja nBrasil e no mundo.
Em Cristo,
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Arcebispo de São Luís do Maranhão e Presidente do Regional NE5 da CNBB
Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo Diocesano de Caxias – MA e Vice Presidente do Regional NE5 da CNBB
Dom Francisco Lima Soares
Bispo Diocesano de Carolina – MA e Secretário do Regional NE5 da CNBB
O novo Bispo de Grajaú:
Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga nasceu em 29 de julho de 1972, em Serramanna, na Arquidiocese de Cagliari, Itália. É o primogênito dos quatro filhos de Antonio Spiga e Lucia Rosaria Carcangiu.
Formação e Ministério Sacerdotal
Ingressou no Seminário Arquiepiscopal de Cagliari em 1986, onde cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha. Foi ordenado sacerdote em 3 de outubro de 1998, na Igreja de Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna, pelo arcebispo Ottorino Pietro Alberti.
Entre 1996 e 2002, atuou como vice-reitor do Seminário de Cagliari. De 1998 a 2003, exerceu as funções de vigário episcopal do Escritório Diocesano para Problemas Sociais, diretor da Escola de Fé e Consciência Política e diretor espiritual da API Colf. Em 2008, foi nomeado pároco de San Giorgio Vescovo, em Donori.
Missão no Brasil
Em 2008, foi enviado como missionário fidei donum para a Diocese de Viana, no Maranhão, Brasil. Inicialmente, serviu como vigário paroquial de Nossa Senhora de Nazaré, em Viana. No ano seguinte, tornou-se pároco de São Sebastião, na Matinha, onde permaneceu até 2015. Durante esse período, foi coordenador e vigário episcopal da Área Pastoral dos Lagos, assessor espiritual para a pastoral da sobriedade, assessor eclesiástico para a pastoral juvenil e coordenador diocesano da prioridade “Comunidade das Comunidades”.
Nomeação Episcopal
Em 17 de fevereiro de 2025, o Papa Francisco nomeou Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga como bispo da Diocese de Grajaú, no Maranhão, sucedendo a Dom Rubival Cabral Britto. A ordenação episcopal está marcada para 18 de maio de 2025, na Catedral de Grajaú, presidida pelo cardeal Arrigo Miglio, arcebispo emérito de Cagliari, com co-consagrantes Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Caxias do Maranhão, e Dom Evaldo Carvalho dos Santos, bispo de Viana.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou alegria pela nomeação de Monsenhor Spiga como novo bispo de Grajaú, agradecendo ao Papa Francisco por prover a Igreja no Brasil com os pastores necessários.