COMUNICAÇÃO

Protocolo nº 007/2023.

Grajaú, 28 de janeiro de 2023.

COMUNICAÇÃO

No Espírito do Concílio Vaticano II que pede para Igreja, suas Obras e Missão, Aggionamento, assim precisamos renovar, atualizar o espírito e o carisma de nossa Missão Diocesana.

Acompanhando o valioso Legado do Carisma e Missão do Frei Alberto Beretta, em nossa terra e região, desde que aqui cheguei enviando em missão, temos refletido com quem de direito, no espírito eclesial e no contexto de nossa Ordem Capuchinha, como tornar mais próxima da intuição do Frei Alberto a Missão na Vila San Marino.

O San Marino foi desejado, rezado, pensado com leprosário, espaço para acolher os portadores de hanseníase, pessoas excluídas do convívio familiar e social. Assim funcionou por vários anos. A legislação brasileira, as políticas públicas ordenaram que estes irmãos nossos não mais vivessem em leprosário e, sim, em família, em sociedade, dado o avança das ciências e as novas possibilidades de tratamento. Assim, todas instituições que trabalhavam com os antigos leprosários, inclusive o San Marino passou a acolher idosos, pessoas com necessidades especiais ou abandonadas pelas famílias e pela sociedade.

Novamente precisamos atualizar, retornar ao princípio da intuição do Frei Alberto. O San Marino vem sendo cuidado a anos com amor e muita dedicação pela Diocese de Grajaú na pessoa de seus pastores que sempre buscaram uma forma de cuidar e preservar do legado de nosso Servo de Deus Frei Alberto nos. Somos agradecidos e gratos aos homens e mulheres de boa vontade e sociedade civil que ao longo do tempo faz sua doação discreta, amorosa e silenciosa nos ajudando nesta missão. Assim como Religiosas, Leigas Consagradas, leigos que coordenaram esta Casa de Misericórdia.

O SAN MARINO não fechará, pelo contrário, RENOVA-SE com a possibilidade de chegar mais perto do objetivo carismático do Frei Alberto para o San Marino. Continuará sua missão acolhendo os ‘leprosos de nosso tempo’;  muitos deles vivem marginalizado, excluído, vítima das drogas. O San Marino será espaço de acolhida, cuidado, cura das feridas que matam e fazem sofrer nossas famílias, nossa sociedade, nossas Comunidades Eclesiais. Esta realidade promove exclusão.

SAN MARINO continuará vivo e atual, desejamos e precisamos contar com ajuda de todos rezando, partilhando, acompanhando e ajudando a manter vivo o carisma do Frei Alberto.

Em nossa Cidade de Grajaú temos o Abrigo São Vicente que vem sendo referência no cuidado com nossos idosos e que recentemente passou por reformas e ampliação; espaço este, perto dos cuidados médicos, hospitalar e dos  atendimentos necessário aos cuidados necessários que a pessoa idosa precisa. O Abrigo São Vicente é doravante o Espaço de Referência de Nossa Missão no cuidados dos Idosos. A Vila San Marino será o espaço de acolhida dos nossos irmãos que são vítimas das dependências da drogadição. Somos, portanto, enriquecidos com os dois espaços de serviços, de missão, obras de Misericórdia, em nossa Cidade, Região e Diocese. Assim sendo, continuemos a estender as mãos e a colaborar com amor, generosidade para manter vivo o Espírito de Jesus, da Vila San Marino,  coração de Frei Alberto e do Abrigo São Vicente coração do Pe. Ermando e de sua equipe.

Os nossos internos estão sendo acompanhados com amor junto aos familiares e ou responsáveis nos encaminhamentos que são necessários. Nossas Irmãs Franciscana da Misericórdia assumirão uma nova Missão em comum acordo a Ministra Geral; acolheremos nossos irmãos e irmãs Consagrados da Comunidade Católica Boa Nova que nos ajudará no San Marino e em outras frentes de missão Diocesana. Tenhamos um olhar de fé e sigamos com coração ardente e passos firmes, atualizando os gestos de Jesus que passa vê, tem compaixão e cura.

Pedimos orações! Que o Servo de Deus, Frei Alberto interceda a Deus por todos e por cada um de nós! Deus os abençoe!

Dom Frei Rubival Cabral Britto, OFMCap.

Bispo Diocesano

San Marino

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS