CIRCULO BÍBLICO – 142

BAIXE O CIRCULO BÍBLICO 142 EM PDF

1-PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, instrumentos de trabalho, um cartaz com um relógio sem ponteiros e
uma frase: “Toda hora é hora de trabalhar na vinha do Senhor”

2- ORAÇÃO INICIAL: Oração do 3°ano vocacional
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a
caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão. Continuai a encantar as famílias,
crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a
serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo. Despertai as novas gerações
para a vocação aos ministérios leigos, ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.
Amém. (Ao longo deste ano vamos rezar pedindo ao Senhor que nos envie muitas vocações)

3-BUSCANDO O TEXTO: Mt 20,1-16a . Ler devagar, com calma para todas as pessoas acompanharem.
4-COMPREENDENDO O TEXTO: O Evangelho que ouvimos procura esclarecer, especificar melhor o que significa
seguir Jesus e fazer parte do seu novo Povo. Será Pedro quem tomará a palavra para discorrer sobre o assunto: «nós
deixamos tudo e te seguimos; o que receberemos como recompensa?”…
A parábola de Jesus foi clara a ponto de provocar. Do nascer ao pôr do sol, incluindo meio da manhã, meio-dia e meio da
tarde, o dono da vinha contratou vários diaristas em diferentes turnos. Só com os da primeira hora tinha fixado o salário:
um denário por dia. O resto pagaria “o que é justo”. O momento do pagamento foi um tanto emocionante quando ele deu
aos da última hora precisamente um denário: exatamente o mesmo que o primeiro. Esta foi a resposta de Jesus a Pedro. E
esse era o “contrato de trabalho” daquele dono que basicamente representa Deus. Não importa a um ou a outro, ou
melhor, ele dá o máximo que pode dar: ao seu próprio Filho. E este “salário” logicamente, não se baseia nas horas
trabalhadas, mas sim na generosidade do dono da vinha: o seu amor excessivo. Quem não compreende esta chave da
generosidade divina, quem crê poder receber de Deus o pagamento pelos serviços prestados na sua Igreja, nada
compreendeu. Na pertença ao Senhor e no trabalho pelo seu Reino não há prêmios de produção, nem gratificações. Só
existe uma coisa, o importante, e quem a compreendeu compreendeu tudo: que tudo é dom de Deus, e que Ele é o melhor
salário, o único salário. Os que não entenderem isso viverão comprando de Deus a sua salvação ou viverão ressentidos
porque Ele não os paga nas moedas com as quais haviam estabelecido um preço tão torpe e mesquinho. Poder trabalhar
na vinha do Senhor, colocando-se ao seu serviço, colaborando na sua obra, constitui em si uma recompensa inestimável,
que compensa todo o esforço. Mas isso só é entendido por quem ama o Senhor e seu reino; quem trabalha apenas por
salário jamais compreenderá o valor desse tesouro inestimável. A Parábola não é um convite a “chegar tarde” ou a
trabalhar menos, mas a evitar a tentação de projetar em Deus as nossas expectativas, os nossos cálculos e as nossas
medidas. Os caminhos e planos de Deus são diferentes dos nossos e sempre surpreendentes

5-PARTILHANDO: Deus que é bondade e misericórdia. Dá mais do que se espera. Não nos trata como merecemos e
sim como esperamos. Você também age assim com os outros? Você tende a colocar barreiras à generosidade e bondade
de Deus? Você aprecia a bondade de Deus e a espalha? Você elogia e valoriza as ações e qualidades das pessoas? Contra
todas as aparências, só a bondade e a gratuidade podem mover o mundo. Quem você considera o último na sociedade, em
seu ambiente, nas igrejas? Você concorda com os critérios e a atitude de Jesus?

6-MISSÃO DA SEMANA: O amor do Senhor é totalmente gratuito e busca o bem de todos. Agradeça por esse amor e
mostre interesse pelas pessoas ao seu redor. Procure ser a presença de Deus para aqueles que você tem ao seu lado, para
que eles vejam o Senhor em seu jeito de ser e agir. Esteja ciente de que o amor de Jesus é o mesmo para todos. Não se
considere melhor que os outros por conhecê-lo um pouco mais. Ninguém é essencial, mas todos somos necessários.

7-ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO: Deus nosso Pai, estamos vivendo o ano vocacional! Agradecemos pelas
vocações que estão em nosso seminário e pelos sacerdotes que servem com alegria esta Igreja. Nós vos pedimos que
continueis a chamar muitos jovens, homens e mulheres para que prossigam esta bela missão de serem testemunhas do
Reino nesta diocese de Grajaú. Enviai sobre nós o vosso Espírito Santo para que nos ilumine e nos conduza cada dia de
nossas vidas. Como homens e mulheres de Deus, discípulas e discípulos de Jesus que vivem sua missão com o nosso
povo, tenhamos dias de paz e de vivência de fé, na certeza de tempos novos. Na “vossa vinha” há lugar para todos, os da
primeira hora e os da última hora, todos abraçados e agraciados por vosso amor. Muito obrigado, Senhor. Amém!

8-COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS