* Tiago de França (Seminarista de Teresina-PI)

O coronavírus surgiu na China e se espalhou por praticamente todo o mundo, causando medo, desolação e mortes. As autoridades sanitárias anunciam medidas preventivas, e os profissionais da saúde tratam os enfermos. O isolamento social virou regra, cujo objetivo é conter a transmissão do vírus. Muitas pessoas continuam brincando com a situação, comportando-se como se o vírus fosse inofensivo. O presidente da República do Brasil é uma destas pessoas, que mais se preocupa com o resultado anual do produto interno bruto (PIB), do que com a saúde das pessoas.

Mas neste breve artigo queremos discorrer a respeito da fé cristã em tempos de coronavírus. O que a fé em Jesus tem a dizer nestes tempos tão desoladores? Como deve o cristão proceder diante do avanço avassalador de um vírus que mata milhares de pessoas? A Igreja católica tem levado em consideração as recomendações das autoridades sanitárias sobre a pandemia do coronavírus: todas as atividades religiosas estão suspensas. Mas não queremos falar sobre as restrições religiosas, mas tratar de algumas afirmações que se espalham, principalmente nas redes sociais, e que revelam uma imagem deturpada do Deus e Pai de Jesus de Nazaré.

Muitos propagam a ideia de um deus castigador, afirmando que o vírus seria um castigo de Deus. Categoricamente, temos que afirmar que tal ideia não encontra legitimidade nas Sagradas Escrituras. O Deus revelado em Jesus de Nazaré é Pai misericordioso, cheio de bondade e ternura. Jesus revelou que Deus é Amor. Um Deus que é Amor não castiga nem se vinga de seus filhos e filhas. Deus é o sumo Bem, e nele não existe o mal. Castigo e vingança são coisas más. Deus não se utiliza dessas coisas para chamar a atenção da humanidade.

A ciência está aí para nos falar sobre a origem do coronavírus. Não se pode atribuir o mal a Deus. Portanto, desconsideremos essas mensagens deturpadoras da natureza divina. É no amor e para o amor que Deus se manifesta. Ele liberta o homem do mal através do amor, jamais utilizando o castigo e a vingança. Castigo e vingança são coisas do ser humano, que se desviando do caminho de Deus, pratica o mal. Esta é a mensagem cristã. O Deus e Pai de Jesus é o Deus da compaixão, que escuta o clamor dos injustiçados e sofredores e vem socorrê-los. Ele vê e conhece o sofrimento da humanidade (cf. Êxodo 3,7).

Outra ideia recorrente nestes dias é a de que estamos na iminência do fim do mundo. Quem lê as Sagradas Escrituras sabe que Deus não revelou a ninguém o dia do juízo final. As Escrituras falam deste juízo final (cf. Mateus 25,31-46), mas Jesus de Nazaré não mencionou data. O que fez foi apontar para o amor, como condição para a salvação oferecida por Deus. Os que serão salvos experimentam desde já o amor de Deus na relação amorosa com Deus, o próximo e toda a criação.

Jesus de Nazaré não pregou nem incentivou apocaliptismos, ou seja, não vivia amedrontando as pessoas, exortando-as sobre o fim do mundo. Este tema não ocupava a centralidade de sua mensagem. Para ele, o mais importante é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Quem muito se ocupa com o fim do mundo, termina se esquecendo de viver o amor.

O evangelho diz que é necessário rezar e vigiar (cf. Marcos 13,33). Quem assim procede, não vive preocupado com o fim do mundo. A oração, a vigilância e o amor são práticas que pertencem ao cotidiano da vida cristã, que revelam a necessária intimidade que se deve ter com Deus. Quem vive em sintonia com Deus não precisa se preocupar com o juízo final. A intimidade com Deus gera força, segurança, serenidade, firmeza e perseverança.

Uma postura questionável de muitas pessoas diante da pandemia é a de quem tenta a Deus. Há pessoas que não seguem as orientações das autoridades sanitárias e pensam que poderão escapar do vírus porque acreditam em Deus. A fé em Deus não dispensa a prevenção. Uma pessoa de fé quando acometida por uma doença, deve procurar o médico, para diagnóstico e medicação; uma pessoa de fé faz os exames de prevenção das doenças; uma pessoa de fé evita a rua deserta após às 22h para não ser assaltada ou sofrer outro tipo de violência; enfim, uma pessoa de fé não tenta o Senhor seu Deus (cf. Mateus 4,7). É preciso confiar em Deus sem deixar de se precaver (cf. Mateus 10,16).

A fé cristã ensina que o seguidor de Jesus é alguém que se alegra na perseverança, é paciente na tribulação e perseverante na oração (cf. Romanos 12,12). Vivemos tempos sombrios, de intensa tribulação. Esta exige alegria, perseverança, paciência e oração. Para evitar o desespero, este é o caminho. A esperança cristã não é ingênua nem alienada, mas ativa.

O cristão espera em Deus sem jamais se conformar com este mundo. Esperançoso, o seguidor de Jesus é alguém que confia na oportuna intervenção de Deus, que age na história humana. O Deus e Pai de Jesus é próximo, atento, compassivo e bom. Deus age na hora certa e a partir dos meios certos. Não é dado a espetáculo, mas age discretamente, e, assim, vai conduzindo a humanidade com seu amor generoso. É neste Deus que cada seguidor de Jesus é chamado a confiar; um Deus que permanece fiel, apesar da infidelidade das mulheres e homens que tornam este mundo cada vez mais difícil e desumano.

Em tempos de coronavírus a postura do cristão, seguidor de Jesus, é a de quem espera em Deus, precavendo-se de todo mal e sendo solidário com o próximo. Escutar os “profetas da desgraça” não é um bom caminho. Escutemos os profetas da esperança, que estão agindo, diuturnamente, para erradicar o mal do mundo, com palavras e gestos de cuidado.

Cada cristão é chamado a ser um profeta da esperança, recusando-se a reforçar ideias deturpadoras da realidade e de Deus. O profeta da esperança vive a experiência do encontro com Deus, e conduz os outros a esta mesma experiência (cf. João 4, 28-29). Quem se encontra com Deus e nele permanece não se deixa dominar pelo medo e pelas falsas ideologias, pois se encontra envolvido pelo amor que salva e dura para sempre.