Círculo Bíblico – ZERO 2022

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – ZERO 2022 EM PDF

CB: ZERO ANO C – encontro dia 12/01/2022

1- AMBIENTAÇÃO: Desenho de um touro com asas, e um par de sandálias.

2 – ORAÇÃO INICIAL:

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

3 – ANIMADOR: Neste ano 2022, faremos a leitura do Evangelho de São Lucas.

Desde os séculos II e IV (aproximadamente), a Igreja passou a identificar cada um dos evangelistas como um símbolo diferente, que foram tirados de uma visão do profeta Ezequiel (1,10) que diz: “Quanto ao aspecto de seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão (Marcos) pela direita, todos os quatro uma face de touro (Lucas) pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia”(João). Mateus: Anjo ou homem com asas.

(preparar um desenho de um touro).

Lucas: Touro: O Evangelho de Lucas é representado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O Evangelho começa justamente com a visão de Zacarias no templo e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar. Assim Lucas quer ressaltar a dimensão sacerdotal de Jesus.

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl.4,14 ) Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi médico muito preocupado com a saúde e a doença e tudo o que aflige as pessoas e as faz perder a dignidade de filhas de Deus.

4 – ANIMADOR: (prepara no chão)

Com o Símbolo das sandálias, vamos percorrer o evangelho de Lucas onde faz referência de Jesus que caminha. (não precisa ler, só escreve o texto na citação bíblica, motiva as pessoas a ler na sua casa com calma).

Preparação do caminho (Lc1,5-4,13).

Atividade na Galileia (4,14- 9,50).

Viajem a Jerusalém (9,51- 19,28).

Atividade em Jerusalém (19,29-21,38).

Consequências do confronto (22-23).

Ressurreição e caminho da Igreja (24).

Vamos um pouco mais fundo no Evangelho de Lucas. Para fazer isso, organizamos o trabalho em cinco grupos para terminar com plenário.

Vamos ler os textos, responder as perguntas e fazer a plenária.

Faz um canto de animação, assim não fica cansativo a escuta.

Grupo 1. Opção preferencial pelos pobres Lc 10,21-22; 14,15-24; 16,19-31.

– Por que os pobres são destinatários preferenciais da mensagem de Jesus?

– Quais som as exigências ou atitudes que Jesus pede aos ricos

Grupo 2. Jesus e as mulheres Lc 4,38-39; 10,38-42; 8,1-3; 23,54-56.

– Qual é a atitude de Jesus contra o sistema que marginaliza as mulheres?

– O que as pessoas pensariam e os líderes religiosos da atitude de Jesus?

Grupo 3. Jesus e os pecadores – Lc 15,1-10; 19,1-10.

– Que atitude Jesus tem com publicanos e pecadores?

– Qual é a crítica que Jesus faz aos fariseus e mestres da lei?

Grupo 4. Jesus e os doentes, os enfermos – Lc 5,17-25; 7,11-17; 17,11-19.

– Por que Jesus sente pena e cura os enfermos?

– Temos leis que defendem a vida das pessoas?

Grupo 5. O amor misericordioso de Deus – Lc 15,11-32.

– Qual é a atitude do pai antes do pedido de seu filho?

– Quais são as atitudes do pai para o filho?

– Olhando para o pai da parábola, como é Deus?

5 – ENCERRAMENTO DO ENCONTRO:

Sugestão: prepare uma lembrancinha para cada um dos participantes, e a oração dedicada a São Lucas Evangelista.

6 – AVISOS: Data e lugar do próximo encontro.

7 – BENÇÃO FINAL:

“Estivemos e estaremos sempre reunidos e unidos: Em nome de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

SUGESTÃO: ESTE CB. PODE SER FEITO MAIS DE UM ENCONTRO PARA SER REALIZADO EM PEQUENOS GRUPOS.