Círculo Bíblico – 77

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 77 EM PDF


Lc. 6, 17.20-26 ( ANO C) – encontro dia 09/02/2022

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, desenho: ROSTOS FELIZES. UM PARA CADA PARTICIPANTE DE CB, LEVAR PARA CASA.

2- ACOLHIDA: A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto conhecido do grupo.

Oração do Sínodo.

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: Canto.

5- BUSCANDO O TEXTO: Lucas 6,17.20-26 Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade.

6- COMPREENDER O TEXTO: Deus deu a Moises no monte Sinai dez mandamentos, para o povo, vamos nos lembrar desses mandamentos, vamos dizer cada um deles em voz alta.

No texto que compartilhamos, há alguns elementos aos quais vamos colocar nossa atenção para perceber a relação com Moisés e os mandamentos e Jesus e as bem-aventuranças de Deus com Moises e Jesus. Descem de uma montanha; montanha é o lugar da presença de Deus, do silêncio, da contemplação. Deus fala aos corações das pessoas no silêncio. Muitas pessoas têm medo do silêncio, por isso colocam o rádio, a TV em som muito alto, ou estão com os fones de ouvido o dia todo, para não falar nem ouvir ninguém. Assim pode ser que a mensagem que está nos dando, passe despercebida. O que pensamos do uso dos fones? O que eles podem esconder em nossa sociedade?

Moisés recebeu 10 regras de vida, os mandamentos. Jesus, com as bem aventuranças nos mostra um estilo de vida, como nós devemos viver como cristão. As bem-aventuranças tem a palavra que e uma conjunção PORQUE, o seja vocês façam assim, porque, é o motivo para agir, se é pobre será porque o Reino de Deus é para você, se chora, é porque você vai rir, etc…

Jesus quer nos dizer faça isso ou aquilo, mas tem uma razão para fazer isso. não só praticar, mas viver, cada bem-aventurança seja parte de sua vida diária. Faça um momento de silencio e pense, porque você acha que é bem-aventurada? Diga para todo o grupo porque você e bem-aventurada (do). façamos aqui nossas próprias bem-aventuranças partindo de nossa concreta realidade. Exemplo: Bem-aventurada sou, Senhor, pela mia família, bem-aventurada sou pelo meu filho doente, etc.

Agora ponha sua atenção no texto quando fala dos ricos. eles não são ricos por que tem dinheiro, até um pobre pode ser apegado aquilo que tem e não doar nada, de alguma forma está guardando sua riqueza, está apegado a aquilo que é seu tesouro na terra, tem pessoas ricas que tem dinheiro mas são generosas e desapegadas das coisas materiais. Conhece algum rico que é desapegado e um pobre que é apegado a aquilo que tem? Gostamos de ser elogiado? “Há mais felicidade em dar do que em receber’ (At.20,35). O que é a felicidade para vocês?

Muitas situações conflitivas seriam superadas se fossemos capazes de doar e não só de receber elogios por aquilo que fazemos. Então no fim da nossa vida escutaremos ´Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, (Mt 25,34), vinde você que viveu as bem-aventuranças.

7- MISSÃO DA SEMANA: Vou acordar todos os dias agradecendo a Deus pelo que tenho e ser feliz. até se o dia não der certo como eu gostaria. Vou dizer OBRIGADA (O) SENHOR!

8- ORAÇÃO PARA ENCERRAMENTO: Salmo 118. Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei. É FELIZ QUEM A DEUS SE CONFIA.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

 

 

 

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS