Círculo Bíblico – 63

0
1147

BAIXE O CÍRCULO BÍBLICO – 63 EM PDF


Mc 9,38-43.45.47-48 Encontro para o dia 22/09/2021.

1- PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Bíblia, vela, flores, pedras.

2- ACOLHIDA. A Acolhida deve ser sempre alegre, com atenção especial a quem está vindo a primeira vez.

3- ORAÇÃO INICIAL: Canto: pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar! Entregamos nossas vidas em tuas mãos, Senhor.

Nesse mês de setembro, queremos acolher e ouvir a vossa Palavra com mais atenção e amor, pois sabemos que o Senhor já a tem preparado para aqueles que vos servem. Agradecemos a nossa Igreja que nos incentiva e oriente a buscarmos nas sagradas escrituras a luz que orienta o nosso caminho. Amém.

4- ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: A Bíblia pode estar sobre uma mesa, enquanto se canta, as pessoas vão passando, fazendo uma inclinação, reverenciando a Palavra de Deus:

Canto: Tua Palavra é luz no meu caminho, luz no caminho, luz no meu caminho! Tua palavra é!

5- BUSCANDO O TEXTO – Mc 9,38-43.45.47-48: Ler diversas vezes até que todas as pessoas acompanhem e escutem com atenção. Embora tenham bíblias com traduções diferentes a mensagem não muda. Deus nos fala. Vamos ouvir! O que diz o texto? O que diz o texto para mim, para minha comunidade?

6-COMPREENDER O TEXTO: Vamos ler novamente o texto. Mc 9,38-43.45.47-48.
No texto de hoje, Jesus escolhe uma criança para ser modelo para o comportamento de quem quer segui-Lo.

Alguém que não era da comunidade usava o nome de Jesus para expulsar os demônios. João, o discípulo, vê e proíbe: Impedimos, porque ele não anda conosco. Em nome da comunidade João impede que o outro possa fazer uma ação boa! Por ser discípulo, ele pensava ter o monopólio sobre Jesus e, por isso, queria proibir que outros usassem o nome de Jesus para realizar o bem. Era a mentalidade fechada. Jesus responde: Não impeçam! Quem não é contra é a favor! (Mc 9,40). Para Jesus, o que importa não é se a pessoa faz ou não faz parte da comunidade, mas sim se ela faz ou não o bem que a comunidade deve realizar. Uma frase solta de Jesus foi inserida aqui: Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo não ficará sem receber sua recompensa.

Dois pensamentos: 1) “Quem der para vocês um copo de água”: Jesus está indo para Jerusalém para entregar sua vida. Gesto de grande doação! Mas ele não esquece os gestos pequenos de doação no dia a dia da vida: um copo de água, um acolhimento, uma esmola, tantos gestos. 2) “Porque vocês são de Cristo”: Jesus se identifica conosco que queremos pertencer a Ele. Isto significa que, para Ele, temos muito valor. Escândalo é aquilo que desvia a pessoa do bom caminho.

Escandalizar os pequenos é ser motivo pelo qual os pequenos se desviam e perdem a fé em Deus.

Jesus manda a pessoa arrancar mão, caso este seja motivo de escândalo. Ele diz: “É melhor entrar na vida mutilado com um pé (mão, olho) do que entrar no inferno ou na geena com dois pés (mãos, olhos)”. Estas frases não podem ser tomadas ao pé da letra. Elas significam que a pessoa deve ser radical na opção por Deus e pelo Evangelho.

7- MISSÃO DA SEMANA: Vamos retomar, em casa o texto do nosso Círculo Bíblico – Mc 9,38-43.45.47-48.

Vamos fazer uma leitura orante? Ler o texto várias vezes até entender bem. Perguntar o que o texto está dizendo? O que o texto diz para mim? O que Deus está me dizendo? O que vou dizer para Deus? Fazer silêncio e escutar. É assim que a Palavra de Deus vai se tornando alimento para nós. No próximo Círculo bíblico, poderemos partilhar nossa experiência de leitura orante da Palavra.

8- ORAÇÃO: Senhor, queremos, sempre: Ler, rezar, meditar a vossa palavra com atenção, para que ela se torne vida em nossas vidas. Nos deixemos orientar por ela, pois assim, temos certeza que ela será a luz que não nos deixará nas trevas de nossos desânimos. Amém.

9- COMUNICADOS: Acontecimentos da paróquia e da comunidade. Combinar o local do próximo Círculo Bíblico.

10- LEMBRETE: Não esquecer de participar do estudo da Carta aos Gálatas.