Seminários e encontros de capacitação foram ofertados pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética em 2021

Em 2021, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concentrou seus esforços em realizar diversos encontros formativos, com seminários e cursos, além de jornadas catequéticas e encontros de capacitação para multiplicadores da Animação Bíblica da Pastoral.

Reveja as principais ações ocorridas:

SEMINÁRIO NACIONAL DE CATEQUESE 

A Comissão realizou, de 9 a 11 de março, o Seminário Nacional de  Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã (IVC) com transmissão ao vivo pelos canais do youtube Catequese do Brasil  e CNBBNacional.

Segundo o assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética CNBB, padre Jânison de Sá, o seminário refletiu, com a ajuda de especialistas do Brasil e de outros países, sobre temáticas atuais no campo da catequese, pastoral, animação bíblica e da evangelização.

O tema da primeira noite foi “A cultura digital e seus impactos na catequese”. O segundo dia aprofundou a temática “Catequese e o anúncio querigmático: acompanhamento e experiências de Deus”. No último dia, o tema foi “A dimensão mistagógica na catequese de Iniciação à Vida Cristã”.


“SELO” COMEMORATIVO PELOS 50 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA

Por ocasião dos 50 anos do Mês da Bíblia, celebrado em setembro, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética lançou um selo especial para a comemoração.

Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão, a ideia da logo foi torná-la conhecida por todas as comunidades do Brasil, por ocasião da celebração do jubileu de ouro. “Desejamos motivar também as regionais e dioceses a utilizarem a nosso logo colocando seus nomes”, encoraja padre Jânison.

Para esse jubileu do “Mês da Bíblia”, em 2021, o tema escolhido é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.  Esse tema e o lema do “Mês da Bíblia 2021” estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

Segundo o padre Jânison, celebrar o jubileu de ouro do mês da Bíblia é muito importante para fortalecer a animação bíblica, o estudo, a reflexão e a oração a partir da Bíblia em toda a Igreja no Brasil.

“Comemoramos essa caminhada tão bonita na Igreja no Brasil, nas comunidades e paróquias celebrando o mês da Bíblia em setembro, com um livro estudado a cada ano, e ao mesmo tempo, neste ano celebrativo/formativo, apontamos novos caminhos passando de uma pastoral bíblica para a animação bíblica de toda a pastoral. Todas as pastorais e movimentos são motivadas a assumir a animação bíblica”, afirma o padre Jânison.

SEMANA BÍBLICA NACIONAL

A Comissão promoveu, nos dias 7 a 10 de junho, a Semana Bíblica Nacional. O evento, em modalidade virtual, marcou o início da celebração do jubileu de ouro do Mês da Bíblia.

Padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, explica que a proposta da Semana Bíblica foi de ser formativa e, ao mesmo tempo celebrativa, pelo fato de a Igreja no Brasil estar comemorando os 50 anos do Mês da Bíblia em 2021. “Um marco muito importante na história da Igreja no Brasil, onde os círculos bíblicos se espalharam em todas as comunidades do nosso imenso país”, afirma o padre.

ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL

Nos dias 16 e 17 de julho, a Comissão organizou um encontro destinado a capacitar multiplicadores da animação bíblica da pastoral.

Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a capacitação é destinada a agentes e pessoas que desejam trabalhar na animação bíblica de toda a pastoral.

“Há a necessidade nos últimos 10 anos de passarmos de uma pastoral bíblica para animação bíblica de todas as pastorais, então essa capacitação é para agentes de pastorais, pessoas que trabalham na animação bíblica para compreenderem melhor, entender melhor o que é a animação bíblica”, explicou.

SEMINÁRIO BÍBLICO NACIONAL 

Dando continuidade a celebração do jubileu do mês da Bíblia, a Comissão realizou um Seminário Bíblico Nacional, com o objetivo de aprofundar o Estudo de número 114 da CNBB, que trata sobre a Animação Bíblica da Pastoral.

“Neste seminário vamos conhecer melhor e aprofundar a temática da Animação Bíblica de toda a Pastoral que está nas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), especificamente lá no Pilar da Palavra, onde temos a Iniciação à Vida Cristã e a Animação Bíblica da Pastoral”, afirma o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão.

Nos três dias – de  21 a 23 de julho – padre Jânison explica que o foco do seminário é conhecer melhor e aprofundar o Estudo, com a colaboração dos bispos da Comissão, os mesmos que foram da equipe de elaboração. “Eles vão nestes dias nos falar sobre este documento, nos apresentar de forma bonita a importância e a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja”, disse.

PODCASTS SOBRE O MÊS DA BÍBLIA

Por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão preparou uma série de podcasts sobre a Carta aos Gálatas, livro escolhido para ser estudado na 50ª edição do mês dedicado à Palavra de Deus. Os materiais em áudio foram oferecidos para dar continuidade às reflexões sobre a animação bíblica da Pastoral.

No podcast, escrito e narrado pelo professor e biblista Mathias Grenzer, da Faculdade de Teologia da PUC-SP, há a contextualização da carta e o convite à reflexão sobre qual evangelho acolhemos hoje. “Escutamos de forma autêntica, eclesial e orante os evangelhos de Jesus narrados por Mateus, Marcos, Lucas e João, ou aceitamos um evangelho diferente, que não corresponde a uma boa nova anunciada por Jesus?”, questiona Grenzer.

ENCONTRO COM REPRESENTANTES DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL (ABP) NOS REGIONAIS DA CNBB

A Comissão realizou no sábado, dia 9 de outubro, uma reunião online com representantes da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) nos regionais.

O objetivo foi conhecer o trabalho que já está sendo feito nos regionais, as expectativas, dúvidas e dificuldades. A reunião contou também com a participação do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo e o assessor da Comissão, padre Jânison de Sá.

Mariana Venâncio, membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat),  destacou a importância do encontro. Disse que são fecundos momentos em que “nos encontramos e partilhamos nossas melhores experiências, mas também nossas ansiedades e dificuldades”.

“E assim, colocando em comum o que temos no coração, vamos discernindo juntos onde a Palavra ainda precisa chegar, a quais pessoas, a quais situações, e também vamos aprendendo como anunciar a Palavra no nosso tempo, o que é um grande desafio. A Palavra é a mesma, mas sua vivacidade requer de nós a criatividade no anúncio nos mais diversos contextos. E é só na partilha de experiências que vamos ampliando nossos horizontes e conhecendo melhor o mundo onde somos chamados a anunciar a Palavra de Deus”, disse Mariana.

SEMINÁRIO NACIONAL DE CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Após a instituição do  Ministério Laical de Catequista pelo Papa Francisco, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Edições CNBB ofereceram uma série de iniciativas que visam aprofundar o entendimento e contribuir para a vocação do catequista.

Nos dias 13, 15 e 22 de outubro, por exemplo, houve o Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã. A formação aconteceu em três módulos, de forma online, de 19h30 às 21h30, com transmissão pelas redes sociais da CNBB e Edições CNBB.

ENCONTRO COM RESPONSÁVEIS PELA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA NOS REGIONAIS DA CNBB

Na manhã da sexta-feira, dia 22 de outubro, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião online com os bispos responsáveis pela Animação Bíblico-Catequética nos regionais da CNBB.

O objetivo foi o de apresentar a organização da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética; o projeto da Animação Bíblica da Pastoral em nível nacional para os anos de 2022 a 2023 e tratar sobre o ministério instituído do catequista, que foi apresentado aos bispos do Conselho Permanente da CNBB.

Na ocasião, dom Peruzzo apresentou também a Mariana Venâncio como nova assessora externa da Comissão, aprovada na última reunião do Conselho Permanente da CNBB.

JORNADA CATEQUÉTICA 

A Comissão promoveu a Jornada Catequética. Em parceria com a PUC-Rio e a Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), o evento pelas redes sociais abordou o tema “Pode a Palavra se fazer digital? Desafios e oportunidades para a catequese”.

O objetivo foi refletir sobre o papel da evangelização e da catequese na cultura digital, promovendo o diálogo entre as instituições que promovem a jornada – a SBCat, a CNBB, (por meio da Comissão Bíblico-Catequética) e a PUC-Rio – com os catequistas.

O evento teve participação do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo; do bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da comissão, dom Armando Bucciol; e do assessor, padre Jânison de Sá Santos.

ENCONTRO COM REPRESENTANTES DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL (ABP) NOS REGIONAIS DA CNBB

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou no sábado, dia 9 de outubro, uma reunião online com representantes da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) nos regionais.

O objetivo foi conhecer o trabalho que já está sendo feito nos regionais, as expectativas, dúvidas e dificuldades. A reunião contou também com a participação do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo e o assessor da Comissão, padre Jânison de Sá.

CURSO SOBRE CATEQUESE MISSIONÁRIA 

“Nós que trabalhamos na catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, nos formamos, preparamos para a missão. O discípulo missionário hoje é alguém que fez a experiência de Jesus Cristo, passou pelo itinerário de iniciação à vida cristã e deseja continuar anunciando o Cristo, morto e ressuscitado a outras pessoas”.

Foi com essas palavras que o padre Jânison de Sá, assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou o curso “Catequese Missionária” refletindo sobre o texto de Atos (2, 42-47) que traz  um retrato das primeiras comunidades cristãs.

“Catequese Missionária” é uma parceria do Centro Cultural Missionário (CCM) com a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. A iniciativa acontece de 8 a 12 de novembro, de forma online, e pretende ampliar a compreensão da temática, colocando em evidência sua relação fundamental com os diversos âmbitos da vida pastoral.

REUNIÃO ONLINE COM REPRESENTANTES DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL NOS REGIONAIS

Ao dar início à reunião online que aconteceu no sábado, dia 20 de novembro, com os representantes da Animação Bíblica da Pastoral nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, fez uma saudação inicial ao grupo, destacando a importância do discernimento acerca da Animação Bíblica da Pastoral.

“Temos grandes e nobres caminhos a instalar, mas são promissores justamente por se tratar da Palavra, da potência transformadora que a Palavra de Deus tem para a humanidade e para a Igreja”, disse dom Peruzzo.

O arcebispo completou sua fala dizendo, ainda, que todos são servos dessa grande verdade e, ao mesmo tempo, deste mistério. “E esse nosso encontro, reflexão tem as características dos discípulos que querem se deixar ensinar por seu Senhor”, enfatizou.

Na sequência, Mariana Venâncio, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, fez uma apresentação aos participantes da reunião sobre os eventos já programados pela Comissão para o ano de 2022. Foram explicadas as possíveis datas em que ocorrerão os cursos, seminários e reuniões promovidos pela Comissão.

A ocasião também foi oportuna para que os assessores da Comissão, Mariana Venâncio e padre Jânison de Sá, entregassem o projeto final de Animação Bíblica da Pastoral (ABP) à nível nacional. O texto foi previamente apresentado ao grupo e também aos bispos da Animação Bíblica da Pastoral nos regionais e aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o Consep, que fizeram suas contribuições. O texto corrigido foi enviado aos participantes, via WhatsApp, durante a reunião.

 

 

 

Fonte: CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS