Na manhã deste sábado, 22 de abril, o Conselho Diocesano de Pastoral reuniu-se no Centro Pastoral São José para avaliar a caminhada e atuação das pastorais em nossa diocese. A reunião foi conduzida pelo Pe. Claudivan, coordenador diocesano de pastoral, e pelo Pe. Weslly, administrador diocesano.
O encontro teve como foco principal os desafios e a articulação das pastorais à luz das prioridades estabelecidas no Plano Diocesano de Pastoral 2025, que enfatiza:
•Iniciação à Vida Cristã: Fortalecer os processos de formação e integração dos fiéis na comunidade de fé.
•Missionariedade e Sustentabilidade: Promover uma Igreja em saída, comprometida com a evangelização e a sustentabilidade de suas ações.
•Juventudes e Povos Indígenas: Valorizar e integrar as diversas expressões juvenis e culturais, respeitando e promovendo a riqueza dos povos originários.
Durante a reunião, foram apresentadas os desafios atuais, orientações para fortalecer a comunhão entre as pastorais, garantindo uma atuação mais eficaz e alinhada às diretrizes diocesanas.
Pe. Claudivan, também trouxe a reflexão sobre nossa missão de cuidar da Casa Comum, reconhecendo na criação o reflexo do amor de Deus, sobretudo a partir da Campanha da Fraternidade 2025, que traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Inspirados pela Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que celebra 10 anos em 2025, renovamos nosso compromisso com a ecologia integral, buscando uma conversão que una fé e responsabilidade socioambiental.
Que possamos, como comunidade de fé, ser protagonistas na promoção de uma cultura que valorize e cuide de toda a criação divina.