“A CNBB, com seus 70 anos, é um dom precioso de Deus para a Igreja no Brasil”. Assim o arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, o cardeal Sergio da Rocha, definiu o significado da entidade no primeiro vídeo da série “Testemunhos CNBB 70 anos” que o portal da CNBB publica a partir de hoje, 14 de junho, dentro da programação do ano jubilar.
O arcebispo primaz do Brasil afirmou que “celebrar os 70 anos da CNBB é também celebrar 70 anos de comunhão entre os bispos do Brasil”, reforçando que a promoção da unidade do episcopado e a comunhão eclesial são finalidades da organização. De acordo com o cardeal, mesmo nos momentos mais difíceis, a CNBB tem cumprido a sua missão profética de promover a comunhão entre os bispo dos Brasil e com o Sucessor de Pedro.
“Nestes 70 anos, nós temos uma ocasião privilegiada de fazer memória, olhando o caminho percorrido com louvor e gratidão, mas também de olhar para o futuro com a esperança que brota da certeza amorosa de Deus nos conduzindo e da presença solidária de irmãos que compartilham alegrias e dores. Somos convidados a crescer sempre mais na comunhão, na sinodalidade e na missão da Igreja no Brasil e no mundo”, enalteceu.
Assista à homenagem na íntegra:
Seminário CNBB 70 anos
O Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove de 26 a 28 de julho deste ano, em formato virtual, o Seminário CNBB 70 anos”, como parte da programação do Ano Jubilar de aniversário da CNBB. Os participantes serão certificados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento será em formato virtual, das 9h às 17h.
O seminário vai trabalhar com as perspectivas do ver, julgar e agir e contar com nove palestras. Entre os convidados, estão o coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), padre José Oscar Beozzo; a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, entre outros nomes de referência na Igreja no Brasil.
O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado também integram o grupo de expositores do seminário.
Segundo o secretário executivo do INAPAZ, padre Danilo Pinto dos Santos, a organização do evento buscou, na curadoria dos nomes, considerar pessoas que participaram de momentos históricos da Conferência Episcopal e pessoas que aprofundaram, por pesquisas e reflexões, o papel da instituição no âmbito interno da Igreja no Brasil e do seu diálogo com a sociedade ao longo dos 70 anos”.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, no hotsite CNBB 70 anos, criado especialmente para celebrar as sete décadas de história e missão da CNBB. Bispos, assessores nacionais e secretários executivos regionais da CNBB contarão com isenção da taxa de inscrição desde que se inscrevam no prazo. Para os demais participantes, o investimento é R$ 100,00.
Faça a sua inscrição:
As inscrições encontram-se abertas até 10 de julho e podem ser feitas aqui no link abaixo:
Fonte: CNBB