Representantes de instituições educativas católicas participam de celebração eucarística presidida por dom Pedro Brito

No dia 22 de janeiro de 2022, às 8h30, as Instituições Educativas Católicas se reuniram na Capela Santíssima Trindade, Paróquia São Cristóvão, situada à quadra 603 Sul, Palmas – TO. Convocadas por dom Pedro Brito Guimarães, participaram de Celebração Eucarística, presidida pelo próprio dom Pedro e concelebrada pelo padre Eduardo Ribeiro, como abertura das atividades do corrente ano letivo.

No início da celebração, dom Pedro pediu que um represente de cada uma das Instituições presentes falasse das expectativas, frente aos desafios e às oportunidades deste ano que se inicia e apresentasse uma prece a Deus.

Durante a homilia, dom Pedro enfatizou que a missão da Escola Católica, seja de educação básica ou superior, é humanizar. Partindo do Salmo do dia (79) “Resplandecei a vossa face e nós seremos salvos”, ele evidenciou que “se em meio às dificuldades que forem encontradas ao longo do ano, pelas escolas católicas, o rosto de Deus verdadeiramente resplandecer, a salvação acontecerá”. Cabe aos educadores católicos trabalhar, tendo os olhos fixos em Jesus, cuja missão de anunciar o Reino de Deus foi marcada pela humanização, como fica claro no Evangelho do dia.

Dom Pedro deu dois exemplos de pessoas humanizadas e humanizadoras: Davi (2Sm 1, 1-4.11-12.19.23-27) e Jesus (Mc 3, 20-21). Davi, ao receber a notícia da morte de Saul, seu arqui-inimigo, e Jônatas, ficou muito penalizado, rasgou a sua roupa, chorou e jejuou.  Jesus, abriu a sua casa, atendeu as pessoas, a ponto de não ter tempo para comer. E ainda disseram que ele “estava fora de si”. De fato, ele sempre esteve fora de si: nasceu, viveu e morreu pelos e para os outros.

Dom Pedro destacou também que a mesma perspectiva humanizadora se expressa no papel do educador católico. “O papel fundamental da educação é humanizar as pessoas, em meio a uma ‘desumanindade macabra’ que marca os dias atuais. Parece até que não somos mais humanos”, disse. Assim, a Escola Católica se reveste de grande importância, pois, é chamada a dar respostas, a partir da pessoa de Jesus, que deve sempre ser o centro.

Ao final de sua homilia, dom Pedro convidou as escolas católicas de Palmas para um encontro sobre a Campanha da Fraternidade, a ser realizado no dia 24/02/2022, às 20h, por meio de uma plataforma digital. Cabe ressaltar que a CF 2022 tem como tema: Fraternidade e Educação e como Lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31, 26).

 

Por Paulo César Bernardo, vice-diretor Educacional do Colégio Marista Palmas

Fonte: CNBB

Notícias recomendadas

Comentários

Publicidadespot_img

MAIS LIDAS