Formação e Ministérios: Caminhada dos processos formativos da Diocese de Grajaú

Na tarde da quarta-feira (27/01/2021), o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, dirigiu comunicado oficial (Protocolo nº 018/2021), partilhando com os Padres, Diáconos Permanentes, Seminaristas, Vida Religiosa Consagrada, Leigos e Leigas, a caminhada de nossa Diocese de Grajaú.

Sobre Formação e Ministérios, o pastor diocesano lembrou das reuniões do Conselho de Formação e Colégio dos Consultores, ambas realizadas em novembro de 2020 que refletiram e definiram sobre a caminhada dos processos formativos da Diocese de Grajaú.

A etapa da Filosofia, será um tempo próprio dos Discipulado no Seminário Maria Mater Eccleiae, em Itapecerica da Serra, São Paulo; a Formação Intensiva do Pré-Propedêutico com a presença do Pe. Paulo Valentin, Legionário de Cristo que atualizou o processo propedêutico nos últimos 40 dias com os nossos vocacionados. O processo que aconteceu na Residência da Cúria Diocesana foi acompanhado pelo Bispo, por Pe. Weslly Melo e Pe. Pedro Ângelo.

Foram admitidos quatros jovens para o Primeiro Ano de Filosofia enviados por 04 paróquias; para o Segundo Ano de Filosofia, mais quatros seminaristas de 02 paróquias. Serão admitidos no dia 05 de fevereiro de 2021, dois seminaristas ao Terceiro Ano de Teologia; a formação será no Seminário Sagrado Coração de Jesus, Teresina-Piauí.

No dia 04 de fevereiro de 2021, no Seminário Nossa Senhora da Imaculada da Conceição, Aracaju-Sergipe concluem a formação os seminaristas Claudivan da Silva Vieira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sitio Novo; e Rafael Araújo Barbosa da Silva da Paroquia Santa Gianna de Barra do Corda; Luiz Josivan Luna Santos da Paróquia São José de São José dos Basílios, concluiu em dezembro de 2019.

Concluíram o Curso de Teologia em dezembro de 2020, e foram acolhidos na Diocese de Grajaú, os Irmãos Cristiano Cunha de Oliveira e Cosmo Abreu Sousa, Missionários de Jesus Ressuscitado.

Após concluir seu período de experiencia canônica na Diocese foi aprovado o pedido de incardinacão de Pe. Raimundo Santo dos Santos na reunião virtual do Colégio dos Consultores realizada nesta quarta-feira (27/01/2021); a documentação será enviada a Ordem dos Ministros dos Enfermos e as Congregações do Clero e da Vida Religiosa Consagrada para os devidos trâmites canônicos.

VEJA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA (Baixe aqui o PDF)