CNBB promove Campanha para a Evangelização 2016

0
1853

O tempo do Advento é esperado pela chegada de Jesus no Natal. No Brasil há uma motivação para que os fiéis e comunidades possam evangelizar. Essa é a proposta da Campanha da Evangelização (CE), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano o lema é: “Ele está no meio de nós”.

A Campanha foi criada em 1998 e tem o objetivo de sustentar a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar todos para uma Coleta Nacional. Os recursos serão aplicados na ação pastoral da Igreja Brasil. Além disso, a ação tem o propósito de despertar os discípulos a serem missionários.

A CE se inicia na Festa de Cristo Rei, 20 de novembro, dia em que se encerra o Ano Litúrgico. O término será nos dias 10 e 11 de dezembro, terceiro domingo do Advento, dia em que será realizada a Coleta em todas as comunidades do Brasil.

Esta iniciativa foi inspirada nas primeiras comunidades cristãs. Paulo recomendava que os que têm se enriqueçam de boas obras, deem em abundância e repartam com os demais (2Cor 8-9). Outra inspiração foi a experiência de católicos generosos de outras nações. Atitudes parecidas como esta tiveram muito sucesso com os alemães, ingleses, espanhóis e muitos outros, cujos recursos arrecadados eram revertidos em ações evangelizadoras pelo mundo afora.

Tudo que for angariado na CE-16 será partilhado entre as dioceses, que receberão 45% dos recursos; os 18 regionais da CNBB, que terão 20%; e a CNBB Nacional, com 35% das doações.

Os materiais de divulgação estão disponíveis no site da CNBB para download, com cartaz, texto motivacional e a oração da Campanha da Evangelização.