Carta da equipe diocesana de catequese apresenta material da catequese de inspiração catecumenal

‘Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Ora, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele que não ouviram? E como o ouvirão, se ninguém o proclamar? (Rm 10, 13-14).

Queridos párocos, coordenadores de catequese e catequistas, estamos iniciando o ano catequético de 2017. Por isso, queremos reafirmar o nosso compromisso de implantar a catequese de inspiração catecumenal em nossas paróquias e comunidades e reapresentar o material sugerido pela Diocese de Grajaú a ser utilizado ao longo do itinerário catequético.

A Pastoral Catequética da Diocese de Grajaú tem se empenhado no processo de implantação do novo modelo de catequese de inspiração catecumenal, são muitos os desafios, porém conseguimos dar alguns passos e avanços em algumas paróquias.

O processo de implantação da mesma na Diocese de Grajaú vem sendo inserido de forma gradativa e continua em nossas paróquias. Segundo os relatos das experiências vividas, podemos concluir que existiram algumas dificuldades, no entanto as mesmas não impediram o processo de implantação.

Ações Realizadas:

• A superação do vocabulário escolar utilizado na catequese;
• Incentivo na comunidade;
• Catequese mais simbólica, orante e celebrativa;
• Reuniões formativas, escola catequética paroquial;
• Visita às famílias dos catequizandos;
• Festa das Inscrições;
• Colaboração de outras pastorais na catequese;
• Formação para os catequistas;
• Disponibilização de materiais para iniciação da IVC (crianças, jovens e adultos);
• Celebrações (esforço para unir catequese e liturgia);
• Mudança na data das celebrações dos Sacramentos (Batizado e Eucaristia durante a páscoa, Crisma em pentecostes ou outra data de modo que haja espaço para realização do tempo da mistagogia);
• Batismo de adultos na noite de páscoa ou no período pascal.

Diante desses avanços encontramos também algumas dificuldades e resistências

Dificuldades Encontradas:

• Falta de apoio das famílias;
• Falta de formação para os catequistas a nível paroquial;
• Número de catequistas reduzido;
• Falta de apoio de alguns párocos;
• Falta de conhecimento do material;
• Insistência no uso do vocabulário escolar;
• Falta de compromisso dos catequistas;
• Falta de parceria com outras pastorais e movimentos, (pastoral Litúrgica e familiar).

AGENDA – 1º SEMESTRE DE 2017
• Escola Catequética – Setor 01 (Grajaú) em 21, 22 e 23 de abril de 2017 – Tema e Assessor a definir;
• Reunião com coordenadores de catequese paroquial e comunitária em Barra do Corda –MA, Centro Pastoral, dias 31/03 e 01/04;
• Seminário de Catequese – data: 11 a 16 de julho; local: Barra do Corda –Ma, Centro Pastoral – Tema: ‘Catequese de inspiração catecumenal – ser, saber e saber fazer’; Assessora: Ir. Juliana Galeno Veras, religiosa do Instituto Religioso Nova Jerusalém, graduada em pedagogia catequética pela PUC de Goiás. Professora de Teologia da Espiritualidade na Faculdade Católica de Fortaleza.

SUBSÍDIOS DISPONÍVEIS:

CATEQUESE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1 – Aprendendo a Rezar
2 – O ano do Senhor
3 – Catequizando e Família
4 – Creio
5- Caminhar com Jesus
6 – Celebrações com as Crianças

CATEQUESE COM JOVENS
7 – Querigma
8 – Aprofundamento da Fé
9- Iluminação e Purificação
10 – Mistagogia
11 – Celebrações com os Jovens

CATEQUESE COM ADULTOS
12 – Kairos
13 – Catequese com adultos – Pe. Eduardo e Pe. Jordelho
14 – Celebrações com Adultos
15 – Diretrizes para a Catequese

Para adquiri-los é só entrar em contato: [email protected] ou (99) 3532 -6278. Falar com Thiago – Secretário da Cúria diocesana.

A Catequese é uma das colunas da igreja. Com ela aprendemos a amar a Cristo e ao próximo. Nela são formados os discípulos missionários de Jesus. Por meio dela, nossas comunidades asseguram sua existência e continuidade. Assim, nos empenhemos para mantê-la viva e atuante.

Equipe de Catequese Diocesana:
Pe. Weslly Melo
Pe. Paulo Martins
Joselânia Moreira
Assicleide Silvestre
Maria de Fátima Araújo

Catequese de Iniciação À Vida Cristã – ESSE DESAFIO É NOSSO!!