Dom Valentim Lazzari

0
3636

Nasceu em Cologno al Serio (Bergamo-Itália) aos 03 de janeiro de 1925. Fez sua profissão religiosa na província capuchinha de Milão aos 14 de julho de 1943. Ordenado presbítero em 1950, veio ao Brasil em 1954.

Lecionou teologia nos Seminários capuchinhos de Parnaíba e Fortaleza. Secretário da Custódia capuchinha, Custódio e Vice-provincial.

Foi sagrado bispo de Grajaú no dia 25 de julho de 1971.

De inteligência aguda e sutil, foi professor e educador dos vocacionados á vida franciscano-capuchinha. De profunda e segura doutrina pregou Santas Missões ao povo e retiros espirituais a sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos engajados. Personalidade marcante, caracterizada por otimismo e alegria zelou pelo crescimento de sua Ordem capuchinha. Eleito bispo de Grajaú, deu novo alento à renovação pastoral, baseando-se sempre no essencial e no respeito das diretrizes da Igreja. Acompanhou com atenta solicitude a progressiva abertura de nossa Igreja particular de Grajaú, ao “novo” brotado do Concílio Ecumênico Vaticano II e das Conferências latino-americanas de Medellín e Puebla.

Deixou algumas publicações relativas às suas experiências pastorais.